O estudo proposto tem como objetivo investigativo as metodologias utilizadas e obstáculos encontrados por docentes da disciplina de Ciências quando ministrando conteúdos da Zoologia (ramo da Biologia que dedica-se ao estudo dos animais) e apontar alternativas para o enfrentamento das problemáticas relacionadas ao estudo. O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG que perceberam a necessidade de um olhar mais atento às práticas pedagógicas no ensino de Ciências, uma vez que esse conhecimento contribui para o desenvolvimento social e o espírito científico dos estudantes. Para a investigação foi utilizada uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, partindo do método dedutivo por meio de questionários com todas as questões descritivas. A pesquisa foi executada com professores da rede pública de ensino no munícipio de Nazarezinho – PB, em junho de 2016, e os resultados apontam que as metodologias adotadas, na concepção das entrevistadas, não estão sendo atrativas para os alunos, tornando o ensino fragmentado e desinteressante, sendo a falta de recursos didático-pedagógicos a principal dificuldade apresentada. No entanto, apesar da limitação e/ou mesmo falta de recursos didáticos, os professores, como concluído, devem traçar e executar estratégias alternativas para serem trabalhados na escola, como aulas de campo, vídeos, jogos didáticos, entre outros instrumentos.