A Biologia Celular é um dos conteúdos de primeiro ano de ensino médio que requer dos discentes grande nível de abstração o que pode gerar dificuldades no aprendizado e desmotivação. A construção de modelos de estruturas biológicas é considerada um recurso didático interessante já que pode auxiliar o estudante no entendimento do conteúdo apresentado em sala de aula. Para a confecção destes modelos biológicos pode-se fazer uso de materiais alternativos de baixo custo. O objetivo desse trabalho foi oportunizar a construção de estruturas biológicas celulares de forma alternativa e inovadora com materiais recicláveis através de uma estratégia didática não-formal a alunos de primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. Adicionalmente, como culminância da atividade, os discentes organizaram uma exposição na área comum do campus objetivando compartilhar as estruturas biológicas celulares por eles construídas promovendo assim divulgação científica. Desse modo, a atividade favoreceu aprendizagem significativa com a construção lúdica de materiais concretos, despertando o interesse dos discentes pelo tema. Ao organizarem uma exposição e compartilharem seus trabalhos, os mesmos motivaram divulgação científica despertando interesse também da comunidade escolar como um todo. Os resultados observados foram muito animadores. Os alunos engajaram-se em todas as etapas do projeto com entusiasmo e afinco, desde a coleta de materiais recicláveis passando pela construção das estruturas até a montagem da exposição. A ludicidade da atividade e a mesma estar pautada onde o aluno é colocado como centro do processo de ensino- aprendizagem foram determinantes para seu sucesso.