EDUCAÇÃO SEXISTA E CAPITALISMO: UMA ANÁLISE DAS EXPRESSÕES DA IDEOLOGIA PATRIARCAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
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Desse modo, percebe-se essa desigualdade entre homens e mulheres sendo reproduzida naturalmente dentro de nossa sociedade, contando com o apoio ideológico de fortes instituições: família, igrejas, mídia e escolas. O artigo que ora apresentamos tem por objetivo analisar os limites e as potencialidades da educação inserida no modo de produção capitalista, bem como refletir acerca da importância da educação para a construção de uma sociedade igualitária e como esta naturaliza uma educação sexista. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, os (as) autores (as) que embasaram a pesquisa, foram: Andrade (2008), Cisne (2012; 2013; 2014), Pereira (2007), Kergoat (2010), Torres (2013), Souza e Lima (2014) entre outros/as. Foi possível identificar por meio da pesquisa uma disparidade entre a educação prevista na legislação brasileira e a que se materializa no cotidiano escolar, esta é concebida muitas vezes como fonte de lucro e utilizada como um mecanismo para a reprodução da ideologia dominante, em alguns momentos atuando também como reprodutora de desigualdades, preconceitos e opressões. 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