O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21541 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 9672 "titulo" => "O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA." "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) propõe à sociedade uma forma diferente de pensar e agir, com modelos de produção de bens para suprir necessidades humanas e que garantam a sustentabilidade ecológica. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam temas ambientais como um tema transversal. Este estudo objetiva analisar como o ensino da Educação Ambiental vem sendo trabalhado na Escola Família Agrícola Francisco das Chagas Vieira na (EFAFCV) zona Rural de Paulo Ramos-MA. A pesquisa se baseou na verificação do conhecimento dos professores e alunos sobre a EA, e assim, buscou compreender as dificuldades enfrentadas para o seu ensino e aprendizado. Este trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) ministrada na EFAFCV, seguida da aplicação de questionários com 50 alunos e 10 professores da escola, que foram analisados posteriormente. Os resultados demonstram que 60% dos professores usam aulas teóricas para o ensino da EA, 80% sentem falta de projetos da escola voltados a temática, 70% acreditam que a disciplina ministrada é compatível para inserção de práticas ambientais, porém, 40% não consegue aplicar por ausência de conhecimentos. Quanto aos alunos, foi possível detectar que 70% conseguem identificar ações de EA dentro das aulas, mas desejam dinamismo. Conclui-se que existem dificuldades em trabalhar com projetos com a temática em áreas diferentes das ciências, e que há a necessidade de capacitações dos professores em relação à temática ambiental, para melhor qualificação dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, PCNS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID9672_11082016165959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO FONTINELE PESSOA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO " "autor_email" => "fontinelepessoa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21541 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 9672 "titulo" => "O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA." "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) propõe à sociedade uma forma diferente de pensar e agir, com modelos de produção de bens para suprir necessidades humanas e que garantam a sustentabilidade ecológica. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam temas ambientais como um tema transversal. Este estudo objetiva analisar como o ensino da Educação Ambiental vem sendo trabalhado na Escola Família Agrícola Francisco das Chagas Vieira na (EFAFCV) zona Rural de Paulo Ramos-MA. A pesquisa se baseou na verificação do conhecimento dos professores e alunos sobre a EA, e assim, buscou compreender as dificuldades enfrentadas para o seu ensino e aprendizado. Este trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) ministrada na EFAFCV, seguida da aplicação de questionários com 50 alunos e 10 professores da escola, que foram analisados posteriormente. Os resultados demonstram que 60% dos professores usam aulas teóricas para o ensino da EA, 80% sentem falta de projetos da escola voltados a temática, 70% acreditam que a disciplina ministrada é compatível para inserção de práticas ambientais, porém, 40% não consegue aplicar por ausência de conhecimentos. Quanto aos alunos, foi possível detectar que 70% conseguem identificar ações de EA dentro das aulas, mas desejam dinamismo. Conclui-se que existem dificuldades em trabalhar com projetos com a temática em áreas diferentes das ciências, e que há a necessidade de capacitações dos professores em relação à temática ambiental, para melhor qualificação dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA DO CAMPO, PCNS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID9672_11082016165959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO FONTINELE PESSOA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO " "autor_email" => "fontinelepessoa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }