Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma abordagem de ensino baseada no conceito de autonomia como meio facilitador da aprendizagem de língua Inglesa. A pesquisa buscou identificar o impacto positivo que ocorre quando o aprendiz é envolvido no processo de construção do conhecimento e quais os resultados oriundos de uma metodologia que seja significativa e aplicável aos estudantes, respeitando seus limites e, ao mesmo tempo, estimulando-os a buscar a construir absorver mais conhecimento exercitando sua autonomia nesse processo. A pesquisa realizada tem uma abordagem qualitativa e assume a característica de pesquisa-ação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, conforme defende Bardin (2011) . Os sujeitos envolvidos foram 10 alunos do Ensino Médio, sendo todas do sexo feminino. Os resultados apontam que uma abordagem de ensino que envolve o aluno no processo de construção do saber os motiva a pensar, estudar e encarar a Língua Inglesa de forma mais consciente e receptiva. Conclui-se que mediante uma aula de língua inglesa diferenciada, num contexto real de aplicação, onde os discentes participaram ativamente do processo de planejamento e elaboração da proposta, bem como a execução, gerou muito entusiasmo e uma expectativa positiva. Isso comprova o fato de que os estudantes necessitam vivenciar a língua e se sentir motivados a procurar outras experiências de forma autônoma. Deste modo a aquisição do idioma acontecerá de modo espontâneo e natural e o interesse pela disciplina de língua inglesa é cada vez mais aguçado, o que contribui para um grande aprendizado.