O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO CONTEXTO RURAL EM PARINTINS-AM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21480 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO CONTEXTO RURAL EM PARINTINS-AM" "resumo" => "As instituições de ensino, constituídos de seus ambientes educativos, nessa abordagem os Centros de Educação Infantil, destacam-se como mediadores da construção de uma educação pautada nos conhecimentos científicos, no que diz respeito ao arcabouço cultural presentes e adquiridos pelas crianças em seus ambientes de origem. Este relato apresenta um olhar qualitativo e perceptivo, partindo da observação da subjetividade e particularidade das crianças do maternal, com idades de 03 anos, a partir de suas atitudes e posicionamentos. O processo de construção da pesquisa científica, foi realizada na Gleba da Vila Amazônia, comunidade localizada em seu posicionamento geográfico a margem direita do rio Amazonas no Município de Parintins - Amazonas. No Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho”. A referida instituição atende crianças com idades entre 03 e 05 anos sendo caracterizada escola de contexto rural de terra firme devido a sua localização e a clientela de alunos sendo estes filhos de pescadores, agricultores pessoas do campo. Objetivando compreender os diálogos construídos em sala de aula entre os sujeitos (crianças e pesquisadores), na aplicação de uma oficina intitulada “Meios de Transportes”, acerca do imaginário desta, partindo da sua concepção sobre o brinquedo, utilizando-se do espaço do maternal, como mediador para as atitudes e reflexões desta. Os registros partiram das observações de campo, no âmbito da disciplina Teoria e Prática da Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins. Nesse aspecto, utilizou-se o tema “Brinquedo”, como elemento de simbolizações e percepções, sendo refletido em seu direcionamento para se compreender e construir conhecimentos científicos juntamente com as crianças, acerca dos meios de transportes presentes em seu cotidiano social. Partindo da possibilidade de relacionamento e a domínio destas sobre conhecimento empírico, transformado em científico. Neste sentido foi de fundamental importância o contato com as crianças ribeirinhas e a riqueza de conhecimento construída no decorrer da pesquisa, compreendemos que o brinquedo algo tão íntimo da criança nesta pesquisa a partir das observações possibilitou essa interação com os pesquisadores (os adultos) e as crianças. Ao revela esse grande potencial de se fazer conhecimento através dos relatos e fotos da oficina e por serem de contexto rural só engrandeceu a experiência de sairmos do centro urbano e vivenciamos este momento único na formação como pedagogo e constatarmos as possibilidades que existem neste espaço para com o ensino aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA, CONTEXTO RURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID540_21072016170148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "ROMULO FERREIRA" "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl" "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINITNS - CESP/UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21480 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 540 "titulo" => "O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO CONTEXTO RURAL EM PARINTINS-AM" "resumo" => "As instituições de ensino, constituídos de seus ambientes educativos, nessa abordagem os Centros de Educação Infantil, destacam-se como mediadores da construção de uma educação pautada nos conhecimentos científicos, no que diz respeito ao arcabouço cultural presentes e adquiridos pelas crianças em seus ambientes de origem. Este relato apresenta um olhar qualitativo e perceptivo, partindo da observação da subjetividade e particularidade das crianças do maternal, com idades de 03 anos, a partir de suas atitudes e posicionamentos. O processo de construção da pesquisa científica, foi realizada na Gleba da Vila Amazônia, comunidade localizada em seu posicionamento geográfico a margem direita do rio Amazonas no Município de Parintins - Amazonas. No Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho”. A referida instituição atende crianças com idades entre 03 e 05 anos sendo caracterizada escola de contexto rural de terra firme devido a sua localização e a clientela de alunos sendo estes filhos de pescadores, agricultores pessoas do campo. Objetivando compreender os diálogos construídos em sala de aula entre os sujeitos (crianças e pesquisadores), na aplicação de uma oficina intitulada “Meios de Transportes”, acerca do imaginário desta, partindo da sua concepção sobre o brinquedo, utilizando-se do espaço do maternal, como mediador para as atitudes e reflexões desta. Os registros partiram das observações de campo, no âmbito da disciplina Teoria e Prática da Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins. Nesse aspecto, utilizou-se o tema “Brinquedo”, como elemento de simbolizações e percepções, sendo refletido em seu direcionamento para se compreender e construir conhecimentos científicos juntamente com as crianças, acerca dos meios de transportes presentes em seu cotidiano social. Partindo da possibilidade de relacionamento e a domínio destas sobre conhecimento empírico, transformado em científico. Neste sentido foi de fundamental importância o contato com as crianças ribeirinhas e a riqueza de conhecimento construída no decorrer da pesquisa, compreendemos que o brinquedo algo tão íntimo da criança nesta pesquisa a partir das observações possibilitou essa interação com os pesquisadores (os adultos) e as crianças. Ao revela esse grande potencial de se fazer conhecimento através dos relatos e fotos da oficina e por serem de contexto rural só engrandeceu a experiência de sairmos do centro urbano e vivenciamos este momento único na formação como pedagogo e constatarmos as possibilidades que existem neste espaço para com o ensino aprendizagem das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINQUEDO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA, CONTEXTO RURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID540_21072016170148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMULO IGOR DA SILVA FERREIRA " "autor_nome_curto" => "ROMULO FERREIRA" "autor_email" => "romuloigor.parintins@outl" "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINITNS - CESP/UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }