Resumo: A monitoria é entendida como uma ferramenta complementar no ensino sendo uma importante estratégia para o processo de construção de conhecimento. Durante o seu exercício são conferidos benefícios aos alunos, aos monitores e professores. Este trabalho tem como intuito relatar a experiência vivenciada a partir de um projeto de monitoria/2014 para a disciplina de Anatomia e Ecofisiologia Vegetal nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Agroecologia no Campus III, UFPB, Bananeiras. As atividades de monitoria foram distribuídas da seguinte forma: o monitor acompanhava semanalmente as aulas teóricas, auxiliava o professor da disciplina nas aulas práticas de laboratório e sanava as dúvidas dos discentes. No caso das aulas práticas, esse acompanhamento era feito no Laboratório de Biologia do CCHSA. Lâminas permanentes de caule de abóbora (Cucurbita pepo L.), mesofilo foliar de milho (Zea mays L.) e de espirradeira (Nerium oleander), raiz e caule de feijão (Phaseolus vulgaris L) em estrutura primária e secundária são exemplos de cortes observados e desenhados pelos discentes. Pode-se concluir que as atividades de monitoria foram muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais participativas e dinâmicas e se havia algum fator limitante para o aprendizado, isto foi superado ao longo do curso, provado pelo ótimo desempenho e melhor índice de aprovação dos alunos na disciplina. Por último, a experiência da monitoria foi muito enriquecedora, acrescentando conhecimento na formação acadêmica dos monitores como futuros docentes.