O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA MULTICULTURALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21547 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2292 "inscrito_id" => 3536 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA MULTICULTURALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O ensino de Geografia apesar das constantes mudanças, ainda apresenta dificuldades relevantes no que diz respeito à atuação dos docentes, diante da necessidade de incorporar no contexto escolar, questões envolvendo as diversidades sociais e culturais apresentadas pelo seu público de alunos. Neste sentido, este trabalho objetiva promover discussões e reflexões sobre ensino de Geografia e o multiculturalidade, bem como identificar na prática docente em Geografia no ensino médio, problemáticas no que diz respeito à abordagem das diversidades culturais no processo de ensino da disciplina. Para desenvolver este artigo, realizaram-se duas etapas: a primeira se constituiu por leituras e sistematizações acerca do ensino de Geografia e da multiculturalidade, tendo como base autores que realizam estudos sobre a temática; e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo com professores que ensinam Geografia nas escolas estaduais de ensino médio “José Fernandes de Melo” e “Maria Edilma de Freitas”, da cidade de Pau dos Ferros – RN. A realização desta pesquisa, que encontra-se em andamento, nos trouxe indícios de que existem dificuldades dos professores de Geografia para lidar com as diversidades que se apresentam no espaço escolar e principalmente, na sala de aula, porém existem alternativas para superar tais dificuldades, as quais dependem essencialmente dos professores e equipe pedagógicas. Destarte, percebeu-se que trabalhar o ensino de Geografia numa perspectiva multicultural, significa buscar mudanças nos currículos da disciplina e nas práticas docentes, de modo que se considerem as diferenças culturais dos alunos, como um elemento que traz grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MULTICULTURALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID3536_16082016140336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA PAULA REGO MAIA" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andreapaularmaia@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21547 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2292 "inscrito_id" => 3536 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA MULTICULTURALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O ensino de Geografia apesar das constantes mudanças, ainda apresenta dificuldades relevantes no que diz respeito à atuação dos docentes, diante da necessidade de incorporar no contexto escolar, questões envolvendo as diversidades sociais e culturais apresentadas pelo seu público de alunos. Neste sentido, este trabalho objetiva promover discussões e reflexões sobre ensino de Geografia e o multiculturalidade, bem como identificar na prática docente em Geografia no ensino médio, problemáticas no que diz respeito à abordagem das diversidades culturais no processo de ensino da disciplina. Para desenvolver este artigo, realizaram-se duas etapas: a primeira se constituiu por leituras e sistematizações acerca do ensino de Geografia e da multiculturalidade, tendo como base autores que realizam estudos sobre a temática; e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo com professores que ensinam Geografia nas escolas estaduais de ensino médio “José Fernandes de Melo” e “Maria Edilma de Freitas”, da cidade de Pau dos Ferros – RN. A realização desta pesquisa, que encontra-se em andamento, nos trouxe indícios de que existem dificuldades dos professores de Geografia para lidar com as diversidades que se apresentam no espaço escolar e principalmente, na sala de aula, porém existem alternativas para superar tais dificuldades, as quais dependem essencialmente dos professores e equipe pedagógicas. Destarte, percebeu-se que trabalhar o ensino de Geografia numa perspectiva multicultural, significa buscar mudanças nos currículos da disciplina e nas práticas docentes, de modo que se considerem as diferenças culturais dos alunos, como um elemento que traz grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MULTICULTURALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID3536_16082016140336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA PAULA REGO MAIA" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andreapaularmaia@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }