POESIA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCADORA E POETISA MARIA JOSE MAMEDE GALVÃO .
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21950 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 2786 "titulo" => "POESIA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCADORA E POETISA MARIA JOSE MAMEDE GALVÃO ." "resumo" => """ Este estudo sobre a trajetória profissional da educadora Maria Jose Mamede Galvão converge para uma análise historiográfica que se assenta sobre a história das práticas educativas e da profissão docente.\r\n Considero enquanto alternativa metodológica mais adequada para responder às demandas postas por este estudo a história oral, reconhecida por valorizar a memória dos sujeitos, resgatando a tradição oral e as experiências vividas por atores sociais colocados à margem da história tradicional. Para Meihy (1996, p.10), a fonte oral é “[...] uma percepção do passado como algo que tem continuidade hoje e cujo processo histórico não está acabado”. A autora considera que ela “garante sentido social à vida de depoentes e leitores que passam a entender a sequência histórica e a sentirem-se parte do contexto em que vivem”.\r\n Chartier (2002, p.84) também faz referência ao relato como uma singularidade da história, pelo fato de manter uma relação específica com a verdade, pois as construções narrativas pretendem ser “a reconstituição de um passado que existiu”.\r\n Thompson (1992, p.22) define a história oral como prática social que pode gerar mudanças que transformam tanto o conteúdo quanto a finalidade da história, posto que altera o enfoque da própria história e revela novos campos de investigação, podendo derrubar barreiras entre os sujeitos.\r\n A partir deste entendimento, a narrativa construída neste trabalho, com base no objeto de pesquisa e em sua problematização, será feita prioritariamente com fontes orais, no entanto, não se furtará ao diálogo com fontes documentais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTORIA ORAL, TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, MARIA JOSE MAMEDE GALVÃO, EDUCADORA, EDUCADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID2786_15072016184542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE OLIVEIRA DORNELAS" "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES" "autor_email" => "brunagoliveira2009@hotmai" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21950 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 2786 "titulo" => "POESIA E EDUCAÇÃO PARA A VIDA: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCADORA E POETISA MARIA JOSE MAMEDE GALVÃO ." "resumo" => """ Este estudo sobre a trajetória profissional da educadora Maria Jose Mamede Galvão converge para uma análise historiográfica que se assenta sobre a história das práticas educativas e da profissão docente.\r\n Considero enquanto alternativa metodológica mais adequada para responder às demandas postas por este estudo a história oral, reconhecida por valorizar a memória dos sujeitos, resgatando a tradição oral e as experiências vividas por atores sociais colocados à margem da história tradicional. Para Meihy (1996, p.10), a fonte oral é “[...] uma percepção do passado como algo que tem continuidade hoje e cujo processo histórico não está acabado”. A autora considera que ela “garante sentido social à vida de depoentes e leitores que passam a entender a sequência histórica e a sentirem-se parte do contexto em que vivem”.\r\n Chartier (2002, p.84) também faz referência ao relato como uma singularidade da história, pelo fato de manter uma relação específica com a verdade, pois as construções narrativas pretendem ser “a reconstituição de um passado que existiu”.\r\n Thompson (1992, p.22) define a história oral como prática social que pode gerar mudanças que transformam tanto o conteúdo quanto a finalidade da história, posto que altera o enfoque da própria história e revela novos campos de investigação, podendo derrubar barreiras entre os sujeitos.\r\n A partir deste entendimento, a narrativa construída neste trabalho, com base no objeto de pesquisa e em sua problematização, será feita prioritariamente com fontes orais, no entanto, não se furtará ao diálogo com fontes documentais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTORIA ORAL, TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, MARIA JOSE MAMEDE GALVÃO, EDUCADORA, EDUCADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID2786_15072016184542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE OLIVEIRA DORNELAS" "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES" "autor_email" => "brunagoliveira2009@hotmai" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }