O presente estudo apresenta uma concepção de ensino de física através do jiu-jitsu, discutindo uma proposta de ensino baseada na ideia de pessoa completa de Henri Wallon. O trabalho privilegia articular a teoria da física com a prática da arte marcial do jiu-jitsu, relacionando o golpe de finalização chamado Arm Lock, conhecido como chave de braço e mostrar que a concepção da pessoa completa de Wallon que envolve a cognição e motricidade, está presente nesta arte marcial. Exige-se uma preparação cognitiva e posterior ação motora. A física é envolvida pelo conceito do princípio da alavanca proposto por Arquimedes e que envolve desde um ponto de apoio, equilíbrio e força, até uma correlação de forças com intensidades iguais, mas que a partir de certas distâncias podem equivaler a forças maiores. Faz-se de fundamental importância a exploração de fenômenos físicos a fim de tirar a ideia do aluno de que a física no âmbito escolar é apenas resolução de exercícios, o professor de física deve trazer para o cotidiano do discente os assuntos abordados em sala de aula, e no contexto do trabalho aqui desenvolvido, a motricidade e também a cognição, trabalhando assim diversas áreas de aprendizagem do ser humano como um ser completo proposto por Henri Wallon.