O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DO JIU-JITSU: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NA CONCEPÇÃO DE PESSOA COMPLETA DE HENRI WALLON
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21527 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3531 "inscrito_id" => 7417 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DO JIU-JITSU: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NA CONCEPÇÃO DE PESSOA COMPLETA DE HENRI WALLON" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma concepção de ensino de física através do jiu-jitsu, discutindo uma proposta de ensino baseada na ideia de pessoa completa de Henri Wallon. O trabalho privilegia articular a teoria da física com a prática da arte marcial do jiu-jitsu, relacionando o golpe de finalização chamado Arm Lock, conhecido como chave de braço e mostrar que a concepção da pessoa completa de Wallon que envolve a cognição e motricidade, está presente nesta arte marcial. Exige-se uma preparação cognitiva e posterior ação motora. A física é envolvida pelo conceito do princípio da alavanca proposto por Arquimedes e que envolve desde um ponto de apoio, equilíbrio e força, até uma correlação de forças com intensidades iguais, mas que a partir de certas distâncias podem equivaler a forças maiores. Faz-se de fundamental importância a exploração de fenômenos físicos a fim de tirar a ideia do aluno de que a física no âmbito escolar é apenas resolução de exercícios, o professor de física deve trazer para o cotidiano do discente os assuntos abordados em sala de aula, e no contexto do trabalho aqui desenvolvido, a motricidade e também a cognição, trabalhando assim diversas áreas de aprendizagem do ser humano como um ser completo proposto por Henri Wallon." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JIU-JITSU, HENRI WALLON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7417_19082016175906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO FELIPE ACIOLE SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAIO ACIOLE" "autor_email" => "caiofelipesantos19@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21527 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3531 "inscrito_id" => 7417 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA ATRAVÉS DO JIU-JITSU: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NA CONCEPÇÃO DE PESSOA COMPLETA DE HENRI WALLON" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma concepção de ensino de física através do jiu-jitsu, discutindo uma proposta de ensino baseada na ideia de pessoa completa de Henri Wallon. O trabalho privilegia articular a teoria da física com a prática da arte marcial do jiu-jitsu, relacionando o golpe de finalização chamado Arm Lock, conhecido como chave de braço e mostrar que a concepção da pessoa completa de Wallon que envolve a cognição e motricidade, está presente nesta arte marcial. Exige-se uma preparação cognitiva e posterior ação motora. A física é envolvida pelo conceito do princípio da alavanca proposto por Arquimedes e que envolve desde um ponto de apoio, equilíbrio e força, até uma correlação de forças com intensidades iguais, mas que a partir de certas distâncias podem equivaler a forças maiores. Faz-se de fundamental importância a exploração de fenômenos físicos a fim de tirar a ideia do aluno de que a física no âmbito escolar é apenas resolução de exercícios, o professor de física deve trazer para o cotidiano do discente os assuntos abordados em sala de aula, e no contexto do trabalho aqui desenvolvido, a motricidade e também a cognição, trabalhando assim diversas áreas de aprendizagem do ser humano como um ser completo proposto por Henri Wallon." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, JIU-JITSU, HENRI WALLON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7417_19082016175906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO FELIPE ACIOLE SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAIO ACIOLE" "autor_email" => "caiofelipesantos19@gmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }