A falta de maturidade com relação à escrita e leitura acompanham os alunos ao entrar na universidade, o sujeito se vê com uma carga de novas obrigações e exigências com as quais não estava acostumado anteriormente. Com isso, não encontra espaço para extravasamento de seus pensamentos, sentimentos e emoções. Dessa forma, acaba sufocando ideias e uma maneira singular de ser, elementos essenciais para a formação do professor pesquisador, isto é, um professor que se autorize por meio de suas reflexões, as quais se materializam por meio do ato de pesquisar. O objetivo desta investigação cientifica é, pois, analisar, por meio do olhar multirreferencial, o papel do Jornal de pesquisa para os alunos que estão tendo as primeiras vivências com a pesquisa, através da escrita de um pré projeto de pesquisa elaborado na disciplina ofertada no primeiro período de Faculdade - Metodologia do Trabalho Acadêmico - do curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Para tanto, nos apropriamos de uma pesquisa de natureza qualitativa, construída e guiada pelos princípios da multirreferencialidade e pelo exercício da bricolagem. Os JP dos alunos revelaram as angustias que os acompanharam durante o processo de escrita dos Projetos de Pesquisa. O JP foi citado como sendo uma surpresa boa por parte dos alunos, algo que eles precisavam. Assim constatou-se a partir dos trechos dos JP, que este, na escrita do projeto, teve o papel de mostrar os andaimes e o processo da pesquisa de cada aluno.