Diante do processo evolutivo do ser humano na Terra, sabe-se que a natureza dispõe de todos os elementos indispensáveis à sobrevivência, mas as relações mudaram e ao invés de se sentir parte da natureza, o homem passou a dominá-la e explorá-la em nome da civilização. Há cerca de cinco décadas, percebeu-se o nível de degradação e poluição em vários países do mundo, nesse contexto medidas urgentes e necessárias foram tomadas a fim de criar alternativas aos problemas ambientais gerados. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental se faz importante e realizaram-se amplos debates em eventos nacionais e internacionais até a sua institucionalização no contexto escolar. Diante disso, sabe-se que a Geografia escolar pode auxiliar na promoção da Educação Ambiental na medida em que seu objeto de estudo parte das análises espaciais estabelecidas pela relação homem/ natureza. A partir da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, entrou em pauta as discussões em torno dos temas transversais no ensino e a possibilidade de integração desses temas às diferentes áreas do conhecimento que compõem a estrutura curricular das escolas. Nesse sentido, o tema transversal meio ambiente pode perpassar pelas diferentes disciplinas, mas a Geografia congrega em seu domínio teórico e metodológico condições favoráveis ao tratar das questões que envolve essa temática. O presente artigo aborda o ensino de Geografia e a Educação Ambiental no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, resultado de uma pesquisa nas escolas da rede pública municipal em Caicó-RN. A princípio é realizado um breve histórico da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, até sua institucionalização no âmbito escolar. Após essa breve contextualização, analisamos a promoção da Educação Ambiental no ensino de Geografia e os dados coletados, discutindo e refletindo as informações apresentadas pelos professores no intuito de repensar um ensino de Geografia na formação de sujeitos críticos e pensantes, diante do cenário de degradação, poluição e desequilíbrios socioambientais vivenciados nos dias atuais.