LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESPERANÇA-PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21341 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESPERANÇA-PB" "resumo" => ": Este trabalho faz uma abordagem sobre a contribuição do Letramento digital para a inclusão social de alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Foi definido como problemática da pesquisa: o letramento digital contribui na inclusão social de alunos da EJA? O objetivo é investigar a contribuição do letramento digital para inclusão social de alunos da EJA. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a trajetória da EJA no Brasil, o processo de letramento na EJA e o letramento digital na contribuição para inclusão social de alunos da EJA. O procedimento metodológico empregado na pesquisa empírica foi uma pesquisa-ação, através da qual aplicou-se uma sequência didática com os alunos da EJA na cidade de Esperança-PB, nesta a vivência de letramento digital foi desenvolvida através do uso do computador. O aprofundamento teórico foi baseado em: letramento (SOARES, 2004, 2012), Letramento digital (BUZATO, 2007), tecnologias educacionais (MORAN, MASETTO e BEHRENS, 2013), EJA (FREIRE, 2011, 2013; HADDAD e DI PIERRO, 2000), sequência didática (DOLZ, NOVENAZ e SCHNEUWLY, 2004), metodologia da pesquisa Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2009), entre outros. De acordo com a pesquisa realizada foi possível perceber que os educandos da EJA, apesar de estarem em processo inicial de alfabetização, conseguiram através do computador produzir textos e expressarem sentimentos de autoestima e motivação para permanecerem na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZAGEM, LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID260_27062016220230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21341 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESPERANÇA-PB" "resumo" => ": Este trabalho faz uma abordagem sobre a contribuição do Letramento digital para a inclusão social de alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Foi definido como problemática da pesquisa: o letramento digital contribui na inclusão social de alunos da EJA? O objetivo é investigar a contribuição do letramento digital para inclusão social de alunos da EJA. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a trajetória da EJA no Brasil, o processo de letramento na EJA e o letramento digital na contribuição para inclusão social de alunos da EJA. O procedimento metodológico empregado na pesquisa empírica foi uma pesquisa-ação, através da qual aplicou-se uma sequência didática com os alunos da EJA na cidade de Esperança-PB, nesta a vivência de letramento digital foi desenvolvida através do uso do computador. O aprofundamento teórico foi baseado em: letramento (SOARES, 2004, 2012), Letramento digital (BUZATO, 2007), tecnologias educacionais (MORAN, MASETTO e BEHRENS, 2013), EJA (FREIRE, 2011, 2013; HADDAD e DI PIERRO, 2000), sequência didática (DOLZ, NOVENAZ e SCHNEUWLY, 2004), metodologia da pesquisa Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2009), entre outros. De acordo com a pesquisa realizada foi possível perceber que os educandos da EJA, apesar de estarem em processo inicial de alfabetização, conseguiram através do computador produzir textos e expressarem sentimentos de autoestima e motivação para permanecerem na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZAGEM, LETRAMENTO DIGITAL, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID260_27062016220230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILDA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARILDA" "autor_email" => "marildagabriela@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }