Atualmente, mesmo com o desenvolvimento e potencialização do abastecimento de água potável na zona urbana, algumas cidades da Paraíba, como Areia, ainda utilizam água de mananciais subterrâneos (cacimbas) como alternativa de abastecimento para o consumo doméstico, sem que haja nenhum tratamento prévio. Outro fator relevante é a ausência de saneamento básico, que contribui diretamente para o aumento da poluição hídrica e escassez de água potável. O diagnóstico do modo de utilização da água atrelado à falta de conhecimento da maioria da população sinalizam os riscos à saúde aos quais estão susceptíveis devido à poluição dos mananciais que há nessa região. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações em educação ambiental contextualizada em uma escola pública, tendo como ponto de partida a avaliação da qualidade da água dos mananciais utilizada para o consumo doméstico na zona urbana da cidade de Areia-PB. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município, aplicação de questionários, coleta de água, análise laboratorial das amostras e a socialização ambiental educativa em uma escola pública do município. Os resultados referentes às análises químicas, física e microbiológica foram comparados aos valores determinados pela legislação brasileira. Diante do reconhecimento e caracterização dos recursos hídricos da região, as ações ambientais educativas relacionaram conteúdos ministrados nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem em sua volta. Dessa forma, foi identificado o interesse dos mesmos pela aprendizagem no próprio ambiente escolar sobre as questões cotidianas referentes à qualidade da água.