Ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. No âmbito escolar o desenvolvimento da autonomia visa a compreensão de algumas rotinas diárias e atitudes relacionadas ao convívio com adultos e outras crianças. O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da autonomia através de atividades diversificadas. Trata-se de intervenções realizadas, no qual o aluno vivencia diferentes situações de aprendizagem e organização do tempo didático, permitindo ao aluno livres escolhas e tomada de pequenas decisões, seguindo seu próprio ritmo, satisfazendo desejos e assumindo pequenas responsabilidades. Foi constituída amostra intencional com 24 crianças da Educação Infantil – Jardim II com idade entre 4 e 5 anos, quanto ao gênero participaram 15 meninas e 9 meninos. Todos de escola particular situada na cidade de Formosa-Goiás. Realizou-se intervenção pedagógica no período de três semanas com uma intervenção semanal de 3 horas, totalizando 9 horas. A intervenção proposta para um dia de aula, consiste da organização de ambiente diversificado. Foram propostas um leque de atividades: diversificadas, coletivas e individuais, com um planejamento inicial e avaliação do dia. Verificou-se que os conflitos intelectuais gerados pelas atividades diversificadas são essenciais para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Embora essa intervenção educacional tenha sido muito curta, foi possível verificar que esse conjunto de atividades (diversificadas, individuais, coletivas, planejamento e avaliação do dia) favorecem a iniciativa, a tomada de decisões, a realização de pequenas escolhas e a afetividade, uma vez que o aluno é estimulado a aprender, buscar, descobrir, criar novidades e desenvolver-se.