Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAÚDE EM EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA “IH, SUJOU…!” - TRABALHANDO HÁBITOS DE HIGIENE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SAÚDE, , EDUCAÇÃO, , HIGIENE, , ENSINO DE CIÊNCIAS, , ENSINO DE CIÊNCIAS, Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22243
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2055
    "inscrito_id" => 3377
    "titulo" => "SAÚDE EM EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA “IH, SUJOU…!” - TRABALHANDO HÁBITOS DE HIGIENE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este é um relato de experiência sobre uma intervenção desenvolvida com estudantes do 6° do ensino fundamental de uma escola localizada no Município do Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Ao analisarmos as demandas da escola campo de estágio, identificamos uma grande necessidade de se trabalhar preservação do patrimônio público, tendo em vista que os banheiros encontravam-se em péssimas condições estruturais, depredados pelos próprios alunos. Vimos a partir das observações que o objetivo da intervenção seria trabalhar o tema Higiene, dando enfoque as vertentes de higiene corporal, alimentar e ambiental. A turma foi composta por 30 alunos, com idade entre 10 e 12 anos. Foram realizados cinco encontros divididos entres os meses de Abril e Maio de 2016. A partir do conhecimento prévio dos alunos, a proposta de intervenção escolar foi desenvolvida a partir de aulas experimentais, dinâmicas de grupo e orientações para construção de trabalhos em equipe que foram apresentados em uma feira cultural. Os alunos mostraram-se motivados e participativos. Como produto final houve a produção de quatro maquetes e duas encenações retratando hábitos de higiene e as consequências de sua falta. Os trabalhos foram avaliados pelos professores de Português e Ciências de acordo com critérios pré-estabelecidos. Acreditamos que a atividade privilegiou estratégias que permitiram, aos alunos, criticar seus conhecimentos prévios a partir dos momentos de formação coletiva, explicitando, acima de tudo, seus anseios e angústias relacionados ao ambiente escolar e às atitudes de colegas da mesma instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE,, EDUCAÇÃO,, HIGIENE,, ENSINO DE CIÊNCIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3377_15082016193901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA DE PAULA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "pallomapg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22243
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2055
    "inscrito_id" => 3377
    "titulo" => "SAÚDE EM EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA “IH, SUJOU…!” - TRABALHANDO HÁBITOS DE HIGIENE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este é um relato de experiência sobre uma intervenção desenvolvida com estudantes do 6° do ensino fundamental de uma escola localizada no Município do Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Ao analisarmos as demandas da escola campo de estágio, identificamos uma grande necessidade de se trabalhar preservação do patrimônio público, tendo em vista que os banheiros encontravam-se em péssimas condições estruturais, depredados pelos próprios alunos. Vimos a partir das observações que o objetivo da intervenção seria trabalhar o tema Higiene, dando enfoque as vertentes de higiene corporal, alimentar e ambiental. A turma foi composta por 30 alunos, com idade entre 10 e 12 anos. Foram realizados cinco encontros divididos entres os meses de Abril e Maio de 2016. A partir do conhecimento prévio dos alunos, a proposta de intervenção escolar foi desenvolvida a partir de aulas experimentais, dinâmicas de grupo e orientações para construção de trabalhos em equipe que foram apresentados em uma feira cultural. Os alunos mostraram-se motivados e participativos. Como produto final houve a produção de quatro maquetes e duas encenações retratando hábitos de higiene e as consequências de sua falta. Os trabalhos foram avaliados pelos professores de Português e Ciências de acordo com critérios pré-estabelecidos. Acreditamos que a atividade privilegiou estratégias que permitiram, aos alunos, criticar seus conhecimentos prévios a partir dos momentos de formação coletiva, explicitando, acima de tudo, seus anseios e angústias relacionados ao ambiente escolar e às atitudes de colegas da mesma instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE,, EDUCAÇÃO,, HIGIENE,, ENSINO DE CIÊNCIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3377_15082016193901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA DE PAULA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "pallomapg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este é um relato de experiência sobre uma intervenção desenvolvida com estudantes do 6° do ensino fundamental de uma escola localizada no Município do Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Ao analisarmos as demandas da escola campo de estágio, identificamos uma grande necessidade de se trabalhar preservação do patrimônio público, tendo em vista que os banheiros encontravam-se em péssimas condições estruturais, depredados pelos próprios alunos. Vimos a partir das observações que o objetivo da intervenção seria trabalhar o tema Higiene, dando enfoque as vertentes de higiene corporal, alimentar e ambiental. A turma foi composta por 30 alunos, com idade entre 10 e 12 anos. Foram realizados cinco encontros divididos entres os meses de Abril e Maio de 2016. A partir do conhecimento prévio dos alunos, a proposta de intervenção escolar foi desenvolvida a partir de aulas experimentais, dinâmicas de grupo e orientações para construção de trabalhos em equipe que foram apresentados em uma feira cultural. Os alunos mostraram-se motivados e participativos. Como produto final houve a produção de quatro maquetes e duas encenações retratando hábitos de higiene e as consequências de sua falta. Os trabalhos foram avaliados pelos professores de Português e Ciências de acordo com critérios pré-estabelecidos. Acreditamos que a atividade privilegiou estratégias que permitiram, aos alunos, criticar seus conhecimentos prévios a partir dos momentos de formação coletiva, explicitando, acima de tudo, seus anseios e angústias relacionados ao ambiente escolar e às atitudes de colegas da mesma instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.