Este é um relato de experiência sobre uma intervenção desenvolvida com estudantes do 6° do ensino fundamental de uma escola localizada no Município do Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Ao analisarmos as demandas da escola campo de estágio, identificamos uma grande necessidade de se trabalhar preservação do patrimônio público, tendo em vista que os banheiros encontravam-se em péssimas condições estruturais, depredados pelos próprios alunos. Vimos a partir das observações que o objetivo da intervenção seria trabalhar o tema Higiene, dando enfoque as vertentes de higiene corporal, alimentar e ambiental. A turma foi composta por 30 alunos, com idade entre 10 e 12 anos. Foram realizados cinco encontros divididos entres os meses de Abril e Maio de 2016. A partir do conhecimento prévio dos alunos, a proposta de intervenção escolar foi desenvolvida a partir de aulas experimentais, dinâmicas de grupo e orientações para construção de trabalhos em equipe que foram apresentados em uma feira cultural. Os alunos mostraram-se motivados e participativos. Como produto final houve a produção de quatro maquetes e duas encenações retratando hábitos de higiene e as consequências de sua falta. Os trabalhos foram avaliados pelos professores de Português e Ciências de acordo com critérios pré-estabelecidos. Acreditamos que a atividade privilegiou estratégias que permitiram, aos alunos, criticar seus conhecimentos prévios a partir dos momentos de formação coletiva, explicitando, acima de tudo, seus anseios e angústias relacionados ao ambiente escolar e às atitudes de colegas da mesma instituição.