Visto a necessidade de se conhecer a sua própria história e participar da construção desta como agente modificador do seu meio, este trabalho apresenta uma proposta didática de ensino de ciências para o 7o ano do Ensino Fundamental por meio de uma aula a ser realizada no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, localizado no Município de Rio Claro, RJ. O parque foi construído para recontar um pouco da história de uma cidade Fluminense que foi desocupada na década de 40 devido a possibilidade de ser submersa com a construção da Usina de Fontes, uma importante fonte de geração de energia elétrica naquela época. A trilha de visitação completa do parque apresenta três quilômetros envolvendo as temáticas ambiental, histórica e arqueológica. De acordo com as características do parque, este trabalho tem como objetivo geral propor uma forma de abordagem para relacionar os impactos produzidos pelo setor produtivo sobre a comunidade, mas também abordar temas como geração de energia, meio ambiente, geografia e história local. Além disto, a atividade consiste de momentos de interação entre o os alunos e o local visitado, onde poderão entrar em contato com a natureza preservada / recuperada, assim como com os sítios arqueológicos. Na horta orgânica e no viveiro escola são desenvolvidas atividades de conscientização ambiental, que podem servir de base para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.