SOUZA, Jaise Do Nascimento. Literatura infantil: uma história puxa outra. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21368>. Acesso em: 22/11/2024 09:39
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na valorização da diversidade cultural e construção da identidade étnicorracial na escola, tomando como base a Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que trata da inserção obrigatória do ensino da história, cultura e literatura africana e afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino do Brasil. Nosso principal objetivo, ante as novas necessidades que emergem no cenário educacional brasileiro, no que concerne a educação para a promoção da igualdade étnicorracial, é apresentar a literatura infantil como uma ferramenta que pode ser utilizada desde muito cedo no trabalho pedagógico de forma reflexiva para enriquecer as experiências de vida das crianças, tornando-as leitores críticos, habilidosos, e reflexivos, visando a desconstrução de estereótipos e desnaturalização de preconceitos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se apoia nos argumentos de Zilberman (2003) que discorre sobre a importância da literatura infantil na escola, se configurando como um gênero que também atua na construção ideológica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), um conjunto de Diretrizes Curriculares que articulam os princípios, os critérios e os procedimentos que devem ser observados na organização e com vistas à consecução dos objetivos da Educação Básica. A construção positiva de identidades raciais está relacionada ao trabalho desenvolvido em todas as etapas da Educação Básica, e, é dentro desse panorama que emerge a Literatura Infantil, como um gênero capaz de contribuir com o processo de reeducação das relações de diferentes grupos étnicorraciais proposta pela lei.