LITERATURA INFANTIL: UMA HISTÓRIA PUXA OUTRA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21368 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 1087 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: UMA HISTÓRIA PUXA OUTRA" "resumo" => "O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na valorização da diversidade cultural e construção da identidade étnicorracial na escola, tomando como base a Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que trata da inserção obrigatória do ensino da história, cultura e literatura africana e afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino do Brasil. Nosso principal objetivo, ante as novas necessidades que emergem no cenário educacional brasileiro, no que concerne a educação para a promoção da igualdade étnicorracial, é apresentar a literatura infantil como uma ferramenta que pode ser utilizada desde muito cedo no trabalho pedagógico de forma reflexiva para enriquecer as experiências de vida das crianças, tornando-as leitores críticos, habilidosos, e reflexivos, visando a desconstrução de estereótipos e desnaturalização de preconceitos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se apoia nos argumentos de Zilberman (2003) que discorre sobre a importância da literatura infantil na escola, se configurando como um gênero que também atua na construção ideológica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), um conjunto de Diretrizes Curriculares que articulam os princípios, os critérios e os procedimentos que devem ser observados na organização e com vistas à consecução dos objetivos da Educação Básica. A construção positiva de identidades raciais está relacionada ao trabalho desenvolvido em todas as etapas da Educação Básica, e, é dentro desse panorama que emerge a Literatura Infantil, como um gênero capaz de contribuir com o processo de reeducação das relações de diferentes grupos étnicorraciais proposta pela lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ESCOLA, LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICORRACIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID1087_10072016200450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAISE DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAISE SOUZA" "autor_email" => "jaise2010@hotmail.com" "autor_ies" => "FACISA/FCM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21368 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 1087 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: UMA HISTÓRIA PUXA OUTRA" "resumo" => "O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel da literatura infantil na valorização da diversidade cultural e construção da identidade étnicorracial na escola, tomando como base a Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que trata da inserção obrigatória do ensino da história, cultura e literatura africana e afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino do Brasil. Nosso principal objetivo, ante as novas necessidades que emergem no cenário educacional brasileiro, no que concerne a educação para a promoção da igualdade étnicorracial, é apresentar a literatura infantil como uma ferramenta que pode ser utilizada desde muito cedo no trabalho pedagógico de forma reflexiva para enriquecer as experiências de vida das crianças, tornando-as leitores críticos, habilidosos, e reflexivos, visando a desconstrução de estereótipos e desnaturalização de preconceitos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se apoia nos argumentos de Zilberman (2003) que discorre sobre a importância da literatura infantil na escola, se configurando como um gênero que também atua na construção ideológica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), um conjunto de Diretrizes Curriculares que articulam os princípios, os critérios e os procedimentos que devem ser observados na organização e com vistas à consecução dos objetivos da Educação Básica. A construção positiva de identidades raciais está relacionada ao trabalho desenvolvido em todas as etapas da Educação Básica, e, é dentro desse panorama que emerge a Literatura Infantil, como um gênero capaz de contribuir com o processo de reeducação das relações de diferentes grupos étnicorraciais proposta pela lei." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ESCOLA, LITERATURA INFANTIL, DIVERSIDADE ÉTNICORRACIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID1087_10072016200450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAISE DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAISE SOUZA" "autor_email" => "jaise2010@hotmail.com" "autor_ies" => "FACISA/FCM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }