RESUMO: O presente trabalho resulta da minha pesquisa sobre o uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem de E-LE, bem como da experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através do trabalho desenvolvido em sala de aula com a inclusão da prática teatral. Visando comprovar a eficiência de um recurso didático, tomei como meio potencializador no processo de ensino-aprendizagem a arte do “teatro”, visto que seu caráter lúdico facilita a ampliação do desenvolvimento das quatro competências linguísticas (ler, escutar, falar e escrever), além de propiciar aos aprendizes o conhecimento de uma nova cultura, tornando a aprendizagem mais dinâmica, pragmática e motivadora, junto com a literatura que possibilita a reinterpretação e atualização de questões universais. Assim, busquei maneiras para que os alunos conheçam a arte, encontrando em si mesmos a sua arte, ou seja, de forma autônoma possam criar suas próprias possibilidades de revelação vivenciando os contextos abordados. O resultado obtido com a proposta de encenação foi satisfatório, visto que os alunos interagiram, expondo suas opiniões e desenvolvendo suas próprias criações a partir de um gênero literário.