A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20115 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2579 "inscrito_id" => 8895 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs produziram modificações em todas as esferas da vida social, em especial no mundo do trabalho, no campo da política, na cultura, nas sociabilidades, e na forma como são disseminadas as informações e o conhecimento. A vida social passou a ser permeada por aparatos tecnológicos. Na educação, no que se refere à escola e ao processo de ensino-aprendizagem, vale ressaltar que com o advento tecnológico/digital, houve a disponibilização e a digitalização de um grande número de informações disponíveis na rede mundial de computadores. O saber virtualizou-se e, não obstante, existem diversos aparatos tecnológicos que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, os alunos já nasceram imersos em uma sociedade digital e possuem novas inquietações que muitas vezes não são atendidas em aulas tradicionais. Nessa perspectiva, pretende-se nesse artigo analisar as modificações no processo de ensino-aprendizagem decorrentes da revolução tecnológica, levando em consideração a figura dos professores e da utilização dos aparatos tecnológicos em sala de aula. Não deixando de destacar os percalços encontrados nessa adaptação referentes ao choque geracional entre professor/aluno; a ressignificação do papel do professor; bem como o manuseio dos tecnologias. Se trata de uma pesquisa em andamento, mas que já traz algumas questões para a discussão acerca do tema. Em suma, ainda não se sabe exatamente o que a sociedade da informação nos trará, posto que ainda não se viveu uma geração inteira dentro desse processo; mas torna-se cada vez mais necessário discuti-las enquanto fenômenos sociais, culturais, comunicacionais e educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8895_17082016120256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ZENEIDE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ZENEIDE " "autor_email" => "zenneidyrodrig86@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20115 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2579 "inscrito_id" => 8895 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs produziram modificações em todas as esferas da vida social, em especial no mundo do trabalho, no campo da política, na cultura, nas sociabilidades, e na forma como são disseminadas as informações e o conhecimento. A vida social passou a ser permeada por aparatos tecnológicos. Na educação, no que se refere à escola e ao processo de ensino-aprendizagem, vale ressaltar que com o advento tecnológico/digital, houve a disponibilização e a digitalização de um grande número de informações disponíveis na rede mundial de computadores. O saber virtualizou-se e, não obstante, existem diversos aparatos tecnológicos que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, os alunos já nasceram imersos em uma sociedade digital e possuem novas inquietações que muitas vezes não são atendidas em aulas tradicionais. Nessa perspectiva, pretende-se nesse artigo analisar as modificações no processo de ensino-aprendizagem decorrentes da revolução tecnológica, levando em consideração a figura dos professores e da utilização dos aparatos tecnológicos em sala de aula. Não deixando de destacar os percalços encontrados nessa adaptação referentes ao choque geracional entre professor/aluno; a ressignificação do papel do professor; bem como o manuseio dos tecnologias. Se trata de uma pesquisa em andamento, mas que já traz algumas questões para a discussão acerca do tema. Em suma, ainda não se sabe exatamente o que a sociedade da informação nos trará, posto que ainda não se viveu uma geração inteira dentro desse processo; mas torna-se cada vez mais necessário discuti-las enquanto fenômenos sociais, culturais, comunicacionais e educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8895_17082016120256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ZENEIDE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ZENEIDE " "autor_email" => "zenneidyrodrig86@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }