O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem sido uma instituição que também tem se preocupado e promovido a formação docente, seja por meio de licenciaturas, seja por meio de cursos de formação continuada. Este artigo tem como cerne analisar a concepção de formação docente para a educação profissional que fundamenta o projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em Espanhol ofertado pelo IFRN – Campus Natal Central. Deseja, portanto, refletir sobre a formação dos futuros professores dessa disciplina no que tange a uma formação que promova também a reflexão para a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio. O aporte teórico-metodológico constitui-se por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com a análise da concepção de formação docente presente no Projeto Pedagógico (PPC) da licenciatura em foco, fazendo uma relação com a Educação Profissional. Observou-se que o PPC da licenciatura em Espanhol demonstra uma concepção teórica de prática educativa progressista e transformadora na perspectiva histórico-crítica freireana. Considera, assim, a formação inteira dos sujeitos do ensino médio, premissa que também faz parte da proposta de Educação Profissional. Explicita que o ato de ensinar é concebido como uma atividade humana, política e ética e é voltado para a formação da cidadania e para o mundo do trabalho.