LEITE, Jardeson Allef Da Nobrega et al.. Brincando com a física. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20452>. Acesso em: 22/11/2024 09:27
O Estágio Supervisionado é uma prática desenvolvida em todas as áreas do conhecimento. Em nossa profissão, é importante ressaltar que não existem “aulas - modelos” é necessário que haja uma interação entre a realidade social em que o aluno está inserido e a prática do professor, que vai aos poucos montando uma metodologia que dê certo e que esteja de acordo com o local de ensino. Tendo por objetivo revelar que é possível mediar o conhecimento físico de uma maneira didática e experimental que fixe a atenção dos discentes, brincando com a física despertando assim a curiosidade dos estudantes, deixando-as mais entusiasmados pela ciência. E através do estágio aperfeiçoar a prática do ensino, através da intervenção. É importante ressaltar que a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.