GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA ROTA INSEPARÁVEL DE NECESSIDADES E DESAFIOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21139 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 3810 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA ROTA INSEPARÁVEL DE NECESSIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "Situada nos estudos que buscam valorizar a utilização dos gêneros textuais na escola, a presente pesquisa surgiu da necessidade de se saber quais são os principais gêneros e metodologias que estão sendo utilizadas na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa. Busca-se investigar quais são, na opinião dos alunos e professores, as possíveis contribuições que um ensino mediado por gêneros textuais - contextualizados com a vida prática e social - podem ocasionar. Investigaremos também o processo de planejamento do professor, haja vista que, como se sabe, o uso dos gêneros pressupõe uma metodologia específica, uma vez que são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social (MARCUSCHI, 2003). A pesquisa realizou-se em três turmas do Ensino Fundamental de uma instituição pública da cidade de Currais Novos. Utilizamos um questionário contextualizado como principal ferramenta para a coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados seguindo o método indutivo. Espera-se que essa pesquisa possa fornecer um material que transpareça reflexões fidedignas em seus dados e análises, tecendo resultados que evidenciem com clareza o panorama atual da inclusão dos gêneros textuais na escola, sendo seus resultados e eventuais reflexões destinados a pesquisadores e professores (tanto profissionais em processo de formação como já em exercício efetivo da docência) interessados na inclusão dos gêneros textuais como objetos de ensino e crédulos da sua importância indiscutível para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCÊNCIA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID3810_15082016180607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALTIERRES SANTOS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ALTIERRES S" "autor_email" => "altyerres_sm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21139 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 3810 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA ROTA INSEPARÁVEL DE NECESSIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "Situada nos estudos que buscam valorizar a utilização dos gêneros textuais na escola, a presente pesquisa surgiu da necessidade de se saber quais são os principais gêneros e metodologias que estão sendo utilizadas na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa. Busca-se investigar quais são, na opinião dos alunos e professores, as possíveis contribuições que um ensino mediado por gêneros textuais - contextualizados com a vida prática e social - podem ocasionar. Investigaremos também o processo de planejamento do professor, haja vista que, como se sabe, o uso dos gêneros pressupõe uma metodologia específica, uma vez que são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social (MARCUSCHI, 2003). A pesquisa realizou-se em três turmas do Ensino Fundamental de uma instituição pública da cidade de Currais Novos. Utilizamos um questionário contextualizado como principal ferramenta para a coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados seguindo o método indutivo. Espera-se que essa pesquisa possa fornecer um material que transpareça reflexões fidedignas em seus dados e análises, tecendo resultados que evidenciem com clareza o panorama atual da inclusão dos gêneros textuais na escola, sendo seus resultados e eventuais reflexões destinados a pesquisadores e professores (tanto profissionais em processo de formação como já em exercício efetivo da docência) interessados na inclusão dos gêneros textuais como objetos de ensino e crédulos da sua importância indiscutível para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ESCOLA, DOCÊNCIA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID3810_15082016180607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALTIERRES SANTOS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ALTIERRES S" "autor_email" => "altyerres_sm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }