Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo e podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo para ilustração de seus aspectos relevantes, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O presente trabalho tem por objetivo analisar até que ponto a utilização do lúdico no ensino de química contribui para a aprendizagem significativa, bem como verificar o interesse dos estudantes sobre determinado conteúdo de química a partir da aplicação do jogo. Assim, este trabalho configura-se como uma pesquisa-ação e partiu da criação de um jogo durante as aulas de Didática do ensino de química, o qual foi posteriormente aplicado no IFCE – campus Iguatu para 15 alunos do 1° ano do ensino médio, tendo como instrumento de avaliação do mesmo, um questionário respondido pelos alunos participantes da pesquisa. Pode-se observar que 100% da turma se sentiram muito atraídos pelo conteúdo, havendo, portanto, a interação de todos. Dessa forma concluiu-se que a utilização do lúdico incentivou o interesse para o estudo na disciplina de química.