A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: DA MOTIVAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20130 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2439 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: DA MOTIVAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo e podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo para ilustração de seus aspectos relevantes, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O presente trabalho tem por objetivo analisar até que ponto a utilização do lúdico no ensino de química contribui para a aprendizagem significativa, bem como verificar o interesse dos estudantes sobre determinado conteúdo de química a partir da aplicação do jogo. Assim, este trabalho configura-se como uma pesquisa-ação e partiu da criação de um jogo durante as aulas de Didática do ensino de química, o qual foi posteriormente aplicado no IFCE – campus Iguatu para 15 alunos do 1° ano do ensino médio, tendo como instrumento de avaliação do mesmo, um questionário respondido pelos alunos participantes da pesquisa. Pode-se observar que 100% da turma se sentiram muito atraídos pelo conteúdo, havendo, portanto, a interação de todos. Dessa forma concluiu-se que a utilização do lúdico incentivou o interesse para o estudo na disciplina de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, LÚDICO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID141_16082016224945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE BARBOSA TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BARBO" "autor_email" => "jaquelinebarbosaifce@hotm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20130 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2439 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: DA MOTIVAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo e podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo para ilustração de seus aspectos relevantes, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O presente trabalho tem por objetivo analisar até que ponto a utilização do lúdico no ensino de química contribui para a aprendizagem significativa, bem como verificar o interesse dos estudantes sobre determinado conteúdo de química a partir da aplicação do jogo. Assim, este trabalho configura-se como uma pesquisa-ação e partiu da criação de um jogo durante as aulas de Didática do ensino de química, o qual foi posteriormente aplicado no IFCE – campus Iguatu para 15 alunos do 1° ano do ensino médio, tendo como instrumento de avaliação do mesmo, um questionário respondido pelos alunos participantes da pesquisa. Pode-se observar que 100% da turma se sentiram muito atraídos pelo conteúdo, havendo, portanto, a interação de todos. Dessa forma concluiu-se que a utilização do lúdico incentivou o interesse para o estudo na disciplina de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, LÚDICO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID141_16082016224945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE BARBOSA TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BARBO" "autor_email" => "jaquelinebarbosaifce@hotm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }