Muito se tem discutido sobre as metodologias e atividades que primam pela formação leitora de indivíduos, principalmente quando essas estão relacionadas ao ensino e aprendizagem de alunos com surdez. Por isso, propomo-nos, nesse artigo, analisar sugestões de atividades para a formação leitora de Surdos, dispostas no livro Ideias para ensinar português para alunos surdos, das autoras Ronice Müller de Quadros e Magali L. P. Schmiedt (2006). Justificamos a escolha pela temática da formação leitora de Surdos por essa apresentar tanto relevância social quanto acadêmica e por ser constante a presença de alunos surdos no processo de escolarização. E para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa bibliográfica, tendo vista que utilizamos Soares (2012), Koch e Elias (2012), Souza (2015) e dentre outros; e uma pesquisa documental, pois nosso corpus, de certo modo, é um manual. Esperamos que nosso artigo suscite o interesse na área da formação leitora de alunos Surdos e mostre quais atividades propiciam a formação leitora na perspectiva do letramento.