FORMAÇÃO LEITORA DE SURDOS: UMA ANÁLISE DAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES, DO LIVRO “IDEIAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS”
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21111 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 3542 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA DE SURDOS: UMA ANÁLISE DAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES, DO LIVRO “IDEIAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS”" "resumo" => "Muito se tem discutido sobre as metodologias e atividades que primam pela formação leitora de indivíduos, principalmente quando essas estão relacionadas ao ensino e aprendizagem de alunos com surdez. Por isso, propomo-nos, nesse artigo, analisar sugestões de atividades para a formação leitora de Surdos, dispostas no livro Ideias para ensinar português para alunos surdos, das autoras Ronice Müller de Quadros e Magali L. P. Schmiedt (2006). Justificamos a escolha pela temática da formação leitora de Surdos por essa apresentar tanto relevância social quanto acadêmica e por ser constante a presença de alunos surdos no processo de escolarização. E para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa bibliográfica, tendo vista que utilizamos Soares (2012), Koch e Elias (2012), Souza (2015) e dentre outros; e uma pesquisa documental, pois nosso corpus, de certo modo, é um manual. Esperamos que nosso artigo suscite o interesse na área da formação leitora de alunos Surdos e mostre quais atividades propiciam a formação leitora na perspectiva do letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, ATIVIDADES, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3542_23072016144118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ROSENDO" "autor_email" => "mark_city@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21111 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 3542 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA DE SURDOS: UMA ANÁLISE DAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES, DO LIVRO “IDEIAS PARA ENSINAR PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS”" "resumo" => "Muito se tem discutido sobre as metodologias e atividades que primam pela formação leitora de indivíduos, principalmente quando essas estão relacionadas ao ensino e aprendizagem de alunos com surdez. Por isso, propomo-nos, nesse artigo, analisar sugestões de atividades para a formação leitora de Surdos, dispostas no livro Ideias para ensinar português para alunos surdos, das autoras Ronice Müller de Quadros e Magali L. P. Schmiedt (2006). Justificamos a escolha pela temática da formação leitora de Surdos por essa apresentar tanto relevância social quanto acadêmica e por ser constante a presença de alunos surdos no processo de escolarização. E para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa bibliográfica, tendo vista que utilizamos Soares (2012), Koch e Elias (2012), Souza (2015) e dentre outros; e uma pesquisa documental, pois nosso corpus, de certo modo, é um manual. Esperamos que nosso artigo suscite o interesse na área da formação leitora de alunos Surdos e mostre quais atividades propiciam a formação leitora na perspectiva do letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, ATIVIDADES, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3542_23072016144118.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ROSENDO" "autor_email" => "mark_city@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }