No presente trabalho apresentamos discussões sobre a temática e as relações existentes entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a indissociabilidade. Os objetivos são apresentar reflexões acerca da concepção de indissociabilidade, como fio condutor dos processos de ensino e aprendizagem e identificar como se materializa a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, verificando alguns desafios acerca da não materialização da indissociabilidade. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi declarada que as Instituições de Ensino Superior - IES serão convocadas a cumprir o princípio da indissociabilidade. Na legislação compõe um vasto acervo do reconhecimento educacional, que explicita a relevância do tripé ensino, pesquisa e extensão ancorada na afirmação indissociável. A contribuição desse trabalho centra-se na possibilidade de destacar discussões sobre a temática, para que assim contribua para a ampliação de reflexões. Com relação ao procedimento metodológico, a pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, fundamentada no método dialético, partindo da perspectiva geral para a específica. No contexto das discussões teóricas foi possível observar o reconhecimento e a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas IES. Verificaram- se desafios na operacionalização, com desarticulações que comprometem tanto a formação acadêmica, como a responsabilidade da Instituição com o social. Destacam-se, também, o ensino à distância – EAD e o descomprometimento das IES com a pesquisa e a extensão. Conclui-se que, somente por meio da articulação efetiva entre o ensino, a pesquisa e a extensão concretiza-se o processo da indissociabilidade, e também fomentando debates no universo acadêmico, para que se possa identificar fragilidades e construir estratégias de superação.