O trabalho desenvolvido tem como objetivos conhecer qual a formação inicial do professor em sala de aula, identificar seu perfil e apontar os principais desafios enfrentados com a inclusão na escola de Ensino Fundamental Marta Maria Sobreira, localizada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Optou-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada que foi realizada em setembro de 2015. A entrevista foi aplicada aos professores da escola Municipal Marta Maria Sobreira, onde foram entrevistados 03 (três) professores, sendo 02 (dois) de disciplinas do cotidiano e 01 (uma) professora de inclusão. A professora de inclusão da escola relatou que existem 17 (dezessete) alunos com diversos tipos de necessidades especiais matriculados, sendo a mais comum entre eles a deficiência intelectual. Realizada a pesquisa, identificou-se que dos 03 (três) professores entrevistados, dois não tem formações especializadas para se trabalhar qualquer tipo de atividades. Com base nos dados coletados e na entrevista da escola, tem um significativo número de alunos inclusos com um desenvolvimento favorável, tanto que alguns avançaram para o ensino médio. Conclui-se que o certo a ser feito no caso, seria buscar alguma formação especializada, não só para os professores, como também para monitores e funcionários, que diretamente ou indiretamente tenham contatos com os alunos.