FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MARTA MARIA SOBREIRA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21106 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 9207 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MARTA MARIA SOBREIRA." "resumo" => "O trabalho desenvolvido tem como objetivos conhecer qual a formação inicial do professor em sala de aula, identificar seu perfil e apontar os principais desafios enfrentados com a inclusão na escola de Ensino Fundamental Marta Maria Sobreira, localizada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Optou-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada que foi realizada em setembro de 2015. A entrevista foi aplicada aos professores da escola Municipal Marta Maria Sobreira, onde foram entrevistados 03 (três) professores, sendo 02 (dois) de disciplinas do cotidiano e 01 (uma) professora de inclusão. A professora de inclusão da escola relatou que existem 17 (dezessete) alunos com diversos tipos de necessidades especiais matriculados, sendo a mais comum entre eles a deficiência intelectual. Realizada a pesquisa, identificou-se que dos 03 (três) professores entrevistados, dois não tem formações especializadas para se trabalhar qualquer tipo de atividades. Com base nos dados coletados e na entrevista da escola, tem um significativo número de alunos inclusos com um desenvolvimento favorável, tanto que alguns avançaram para o ensino médio. Conclui-se que o certo a ser feito no caso, seria buscar alguma formação especializada, não só para os professores, como também para monitores e funcionários, que diretamente ou indiretamente tenham contatos com os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9207_15082016211859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA ALVES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALVES" "autor_email" => "lucianaquintino391983@gma" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21106 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 9207 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL MARTA MARIA SOBREIRA." "resumo" => "O trabalho desenvolvido tem como objetivos conhecer qual a formação inicial do professor em sala de aula, identificar seu perfil e apontar os principais desafios enfrentados com a inclusão na escola de Ensino Fundamental Marta Maria Sobreira, localizada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Optou-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada que foi realizada em setembro de 2015. A entrevista foi aplicada aos professores da escola Municipal Marta Maria Sobreira, onde foram entrevistados 03 (três) professores, sendo 02 (dois) de disciplinas do cotidiano e 01 (uma) professora de inclusão. A professora de inclusão da escola relatou que existem 17 (dezessete) alunos com diversos tipos de necessidades especiais matriculados, sendo a mais comum entre eles a deficiência intelectual. Realizada a pesquisa, identificou-se que dos 03 (três) professores entrevistados, dois não tem formações especializadas para se trabalhar qualquer tipo de atividades. Com base nos dados coletados e na entrevista da escola, tem um significativo número de alunos inclusos com um desenvolvimento favorável, tanto que alguns avançaram para o ensino médio. Conclui-se que o certo a ser feito no caso, seria buscar alguma formação especializada, não só para os professores, como também para monitores e funcionários, que diretamente ou indiretamente tenham contatos com os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9207_15082016211859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA ALVES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALVES" "autor_email" => "lucianaquintino391983@gma" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }