O ensino da oralidade, em muitos casos, é colocado em segundo plano, ainda existe uma maior valorização pela modalidade escrita. Tanto a modalidade oral quanto a escrita são práticas de usos da língua com características próprias (MARCUSCHI, 2014). Desta forma, ambas devem ser trabalhadas em sala, a fim de sabermos utilizá-las nos diversos contextos. Tanto a escrita quanto a oralidade estão equiparadas em seu valor por serem meios de expressão e de atividade comunicativa (MARCUSCHI, 2004). As atividades de leitura em voz alta e paráfrases de textos podem auxiliar o professor a perceber problemas na parte de compreensão leitora dos estudantes, cabendo ao professor desenvolver atividades para superar estas dificuldades (BORTONI-RICARDO, 2012). Este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 9º ano do Ensino fundamental II em uma escola pública do Estado de Pernambuco, durante 4 aulas de Língua Portuguesa. Os objetivos propostos foram analisar a estrutura do texto narrativo em contos populares; exercitar a oralidade narrando contos populares; e escrever contos orais observando a estrutura do texto narrativo. Com esta proposta buscamos criar condições, em sala de aula, para que os estudantes apropriem-se de características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, uma vez que isto também faz parte do papel do professor (LOPES-ROSSI, 2011).