O presente trabalho, elenca diversas atividades pedagógicas desenvolvidas junto à disciplina Educação e Novas Tecnologias, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Florânia/RN, destacando várias situações envolvendo o processo de avaliação da aprendizagem por meio da utilização de recursos tecnológicos como o Skype, o Prezi e o Facebook. Tem como embasamento teórico, autores que tratam do interacionismo Vygotskiano, da avaliação da aprendizagem e do uso nas novas tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos. Na Metodologia, será abordada como ocorreu a utilização do Skype, Prezi e Facebook, nas atividades avaliativas ocorridas durante os encontros entre docente e discentes. Nas análises e discussões, serão apresentados os resultados alcançados por meio das situações de ensino e aprendizagem em que professor e educandos vivenciaram em sala de aula no desenrolar da disciplina citada acima. A proposição central é de analisar tais experiências sob uma perspectiva interacionista, enfatizando a possibilidade de tais recursos serem aplicados além do Ensino Superior, em turmas da Educação Básica, principalmente as do Ensino Fundamental II e Médio Regular e Integrado, tanto das Escolas Municipais e Estaduais, quanto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o público jovem que estuda nessa etapa da Educação Básica, contribuindo assim, à promoção da inclusão digital e social. Ele é concluído, enfatizando que as novas tecnologias aliadas ao processo de avaliação da aprendizagem, tem o poder de ressignificá-lo, tornando tal processo mais prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno.