EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21032 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 10741 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO" "resumo" => "Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, no contexto do Semiárido baiano, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse território brasileiro. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Nóvoa (2009), Rios (2015), Sales (2009); e conceituamos a categoria de lugar inspiradas em Tuan (1983) - autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso, vão constituindo a pessoa que somos. Ao discutir a categoria lugar, situamos o leitor de onde falamos, geograficamente, enfatizando as peculiaridades do que nos constitui nesse território de identidade – Semiárido baiano -, ultrapassando o conceito de território geográfico e caminhando para além disso. Apontamos, então, a diversidade da conotação de significados na construção da referência identitária de lugar. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado (em andamento) nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente; para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DISCENTE, SEMIÁRIDO BAIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10741_15082016235045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÍVIA SANTOS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "andradepedagogia@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21032 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 10741 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO" "resumo" => "Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, no contexto do Semiárido baiano, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse território brasileiro. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Nóvoa (2009), Rios (2015), Sales (2009); e conceituamos a categoria de lugar inspiradas em Tuan (1983) - autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso, vão constituindo a pessoa que somos. Ao discutir a categoria lugar, situamos o leitor de onde falamos, geograficamente, enfatizando as peculiaridades do que nos constitui nesse território de identidade – Semiárido baiano -, ultrapassando o conceito de território geográfico e caminhando para além disso. Apontamos, então, a diversidade da conotação de significados na construção da referência identitária de lugar. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado (em andamento) nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente; para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DISCENTE, SEMIÁRIDO BAIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10741_15082016235045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÍVIA SANTOS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "andradepedagogia@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }