Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DISCENTE, SEMIÁRIDO BAIANO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21032
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2210
    "inscrito_id" => 10741
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO"
    "resumo" => "Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, no contexto do Semiárido baiano, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse território brasileiro. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Nóvoa (2009), Rios (2015), Sales (2009); e conceituamos a categoria de lugar inspiradas em Tuan (1983) - autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso, vão constituindo a pessoa que somos. Ao discutir a categoria lugar, situamos o leitor de onde falamos, geograficamente, enfatizando as peculiaridades do que nos constitui nesse território de identidade – Semiárido baiano -, ultrapassando o conceito de território geográfico e caminhando para além disso. Apontamos, então, a diversidade da conotação de significados na construção da referência identitária de lugar. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado (em andamento) nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente; para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DISCENTE, SEMIÁRIDO BAIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10741_15082016235045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍVIA SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VÍVIA ANDRADE"
    "autor_email" => "andradepedagogia@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21032
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2210
    "inscrito_id" => 10741
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMIÁRIDO BAIANO"
    "resumo" => "Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, no contexto do Semiárido baiano, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse território brasileiro. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Nóvoa (2009), Rios (2015), Sales (2009); e conceituamos a categoria de lugar inspiradas em Tuan (1983) - autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso, vão constituindo a pessoa que somos. Ao discutir a categoria lugar, situamos o leitor de onde falamos, geograficamente, enfatizando as peculiaridades do que nos constitui nesse território de identidade – Semiárido baiano -, ultrapassando o conceito de território geográfico e caminhando para além disso. Apontamos, então, a diversidade da conotação de significados na construção da referência identitária de lugar. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado (em andamento) nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente; para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, IDENTIDADE DISCENTE, SEMIÁRIDO BAIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10741_15082016235045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍVIA SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "VÍVIA ANDRADE"
    "autor_email" => "andradepedagogia@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, no contexto do Semiárido baiano, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse território brasileiro. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Nóvoa (2009), Rios (2015), Sales (2009); e conceituamos a categoria de lugar inspiradas em Tuan (1983) - autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso, vão constituindo a pessoa que somos. Ao discutir a categoria lugar, situamos o leitor de onde falamos, geograficamente, enfatizando as peculiaridades do que nos constitui nesse território de identidade – Semiárido baiano -, ultrapassando o conceito de território geográfico e caminhando para além disso. Apontamos, então, a diversidade da conotação de significados na construção da referência identitária de lugar. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado (em andamento) nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente; para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.