Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA TEM FORMADO CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTORAS DE TEXTO? UMA ANÁLISE NO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19797
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 6347
    "titulo" => "A ESCOLA TEM FORMADO CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTORAS DE TEXTO? UMA ANÁLISE NO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA"
    "resumo" => "A alfabetização é um campo de conhecimento, uma prática sociocultural, histórica realizada prioritariamente dentro das instituições educativas e, que dependendo da concepção teórico-metodológica, pedagógica que a escola e o/a professor adotem formará, ou não, um/a aluno/a alfabetizado, partindo da concepção de alfabetização não como um processo reduzido a aprender a ler e escrever, mas de alguém que faz uso da leitura e escrita no contexto das práticas sociais. Busca-se neste trabalho analisar se a forma como a escola está alfabetizando as crianças tem formado crianças leitoras e produtoras de textos. E a partir dos dados obtidos na pesquisa procura-se revelar a concepção e prática de alfabetização da docente e como isso interfere na formação de sujeitos críticos e ativos (ou não) na sociedade que estão inseridos, bem como identificar sua concepção de linguagem, o que é ler e escrever para ela, os materiais que utiliza e de que forma a escrita é encontrada na escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de Paço do Lumiar. Utilizou-se como fundamentação autores/as como: Soares (2006), Arena (1992), Ferreiro (2001) e Gontijo (2009). As conclusões revelam que as crianças estão sendo alfabetizadas, ensinadas a codificar e decodificar, mas as atividades desenvolvidas em sala de aula não as possibilitam a se tornarem leitoras e produtoras de textos, constatando que na escola também são privadas do contato com a cultural oral e escrita em seus diversos gêneros, fora das práticas sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6347_17082016000518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA JORGEANA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SILVA"
    "autor_email" => "dessinha14_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19797
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2468
    "inscrito_id" => 6347
    "titulo" => "A ESCOLA TEM FORMADO CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTORAS DE TEXTO? UMA ANÁLISE NO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA"
    "resumo" => "A alfabetização é um campo de conhecimento, uma prática sociocultural, histórica realizada prioritariamente dentro das instituições educativas e, que dependendo da concepção teórico-metodológica, pedagógica que a escola e o/a professor adotem formará, ou não, um/a aluno/a alfabetizado, partindo da concepção de alfabetização não como um processo reduzido a aprender a ler e escrever, mas de alguém que faz uso da leitura e escrita no contexto das práticas sociais. Busca-se neste trabalho analisar se a forma como a escola está alfabetizando as crianças tem formado crianças leitoras e produtoras de textos. E a partir dos dados obtidos na pesquisa procura-se revelar a concepção e prática de alfabetização da docente e como isso interfere na formação de sujeitos críticos e ativos (ou não) na sociedade que estão inseridos, bem como identificar sua concepção de linguagem, o que é ler e escrever para ela, os materiais que utiliza e de que forma a escrita é encontrada na escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de Paço do Lumiar. Utilizou-se como fundamentação autores/as como: Soares (2006), Arena (1992), Ferreiro (2001) e Gontijo (2009). As conclusões revelam que as crianças estão sendo alfabetizadas, ensinadas a codificar e decodificar, mas as atividades desenvolvidas em sala de aula não as possibilitam a se tornarem leitoras e produtoras de textos, constatando que na escola também são privadas do contato com a cultural oral e escrita em seus diversos gêneros, fora das práticas sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6347_17082016000518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA JORGEANA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SILVA"
    "autor_email" => "dessinha14_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A alfabetização é um campo de conhecimento, uma prática sociocultural, histórica realizada prioritariamente dentro das instituições educativas e, que dependendo da concepção teórico-metodológica, pedagógica que a escola e o/a professor adotem formará, ou não, um/a aluno/a alfabetizado, partindo da concepção de alfabetização não como um processo reduzido a aprender a ler e escrever, mas de alguém que faz uso da leitura e escrita no contexto das práticas sociais. Busca-se neste trabalho analisar se a forma como a escola está alfabetizando as crianças tem formado crianças leitoras e produtoras de textos. E a partir dos dados obtidos na pesquisa procura-se revelar a concepção e prática de alfabetização da docente e como isso interfere na formação de sujeitos críticos e ativos (ou não) na sociedade que estão inseridos, bem como identificar sua concepção de linguagem, o que é ler e escrever para ela, os materiais que utiliza e de que forma a escrita é encontrada na escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de Paço do Lumiar. Utilizou-se como fundamentação autores/as como: Soares (2006), Arena (1992), Ferreiro (2001) e Gontijo (2009). As conclusões revelam que as crianças estão sendo alfabetizadas, ensinadas a codificar e decodificar, mas as atividades desenvolvidas em sala de aula não as possibilitam a se tornarem leitoras e produtoras de textos, constatando que na escola também são privadas do contato com a cultural oral e escrita em seus diversos gêneros, fora das práticas sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.