A inclusão social é um termo amplo e utilizado em questões sociais de diferentes contextos. A partir disso, notamos no decorrer da pesquisa, que nas escolas há profissionais da educação que não possuem qualificação adequada para o atendimento de crianças com necessidades especiais e quando se deparam com certas situações acabam não sabendo lidar da maneira adequada, ocorrendo além da falta de inclusão social, o preconceito, onde este tem que ser trabalhado pelos gestores e professores com os alunos, por esse motivo objetivamos com a pesquisa feita nas escolas públicas do município de Codó, no estado do Maranhão, analisar o relacionamento entre as crianças portadoras de necessidade especiais e todo corpo da escola, avistou-se um alto índice de instabilidade para crianças portadoras de necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais; como também analisou-se qualitativamente como estas escolas procedem para incluir os mesmos no desenvolvimento educacional já que existe um grande déficit tanto de profissionais qualificados para atender as necessidades de cada criança, como também a estrutura da escola que não oferece acessibilidade. A pesquisa se deu através de questionários aplicados em duas escolas municipais da cidade para os professores, abordando o assunto inclusão social, buscando conhecer suas opiniões referentes a este assunto e os métodos que eles utilizam para que esta inclusão aconteça; sendo analisada a aptidão que possuem para orientar alunos com necessidades especiais dentro de sala de aula, como também e a estrutura física das escolas.