Temos como base as metodologias para o ensino de Língua Portuguesa uma proposta na qual haja uma prática educativa adequada às necessidades sociais. Pretendemos assim discutir a utilização do facebook como ferramenta significativa em sala de aula, utilizando-o como mecanismo de interação para o desenvolvimento da expressão criadora. Objetiva-se investigar até que ponto esse recurso pode funcionar como dispositivo facilitador no processo de ensino- aprendizagem e na inserção sociopolítica e cultural, bem como na construção da criticidade do discente na língua portuguesa. Entendemos que o professor de língua portuguesa não deve restringir sua prática pedagógica ao simples ato de ensinar a ler e escrever, mas também contribuir para o desenvolvimento das múltiplas linguagens, inclusive no contexto informacional e tecnológico em que o educando está inserido. A metodologia a ser adotada parte de uma pesquisa bibliográfica com vistas a problematizar questões relativas ao estabelecimento de conexões entre mídia e aprendizagem, analisando o papel do professor na atual conjuntura de interação midiática nos espaços extra e intra escolares. Espera-se que o estudo possa contribuir para a troca de experiências entre os profissionais que estão atuando na área de linguagem. Esse estudo que envolve o desenvolvimento das tecnologias e sua inserção no ambiente escolar, é uma realidade e uma necessidade que deve ser observada pelos educadores comprometidos com o processo de ensino aprendizagem dos educandos. A rede social, de uma forma geral, tem desempenhando papel fundamental no contexto das informações que nos rodeiam, não estando desvinculada da função social da escola.