O FACEBOOK: UM ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21601 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 8109 "titulo" => "O FACEBOOK: UM ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Temos como base as metodologias para o ensino de Língua Portuguesa uma proposta na qual haja uma prática educativa adequada às necessidades sociais. Pretendemos assim discutir a utilização do facebook como ferramenta significativa em sala de aula, utilizando-o como mecanismo de interação para o desenvolvimento da expressão criadora. Objetiva-se investigar até que ponto esse recurso pode funcionar como dispositivo facilitador no processo de ensino- aprendizagem e na inserção sociopolítica e cultural, bem como na construção da criticidade do discente na língua portuguesa. Entendemos que o professor de língua portuguesa não deve restringir sua prática pedagógica ao simples ato de ensinar a ler e escrever, mas também contribuir para o desenvolvimento das múltiplas linguagens, inclusive no contexto informacional e tecnológico em que o educando está inserido. A metodologia a ser adotada parte de uma pesquisa bibliográfica com vistas a problematizar questões relativas ao estabelecimento de conexões entre mídia e aprendizagem, analisando o papel do professor na atual conjuntura de interação midiática nos espaços extra e intra escolares. Espera-se que o estudo possa contribuir para a troca de experiências entre os profissionais que estão atuando na área de linguagem. Esse estudo que envolve o desenvolvimento das tecnologias e sua inserção no ambiente escolar, é uma realidade e uma necessidade que deve ser observada pelos educadores comprometidos com o processo de ensino aprendizagem dos educandos. A rede social, de uma forma geral, tem desempenhando papel fundamental no contexto das informações que nos rodeiam, não estando desvinculada da função social da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8109_09082016155436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CRISTIMAR BESSA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "CRISTIMAR BESSA" "autor_email" => "cristimarbessa@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21601 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 745 "inscrito_id" => 8109 "titulo" => "O FACEBOOK: UM ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Temos como base as metodologias para o ensino de Língua Portuguesa uma proposta na qual haja uma prática educativa adequada às necessidades sociais. Pretendemos assim discutir a utilização do facebook como ferramenta significativa em sala de aula, utilizando-o como mecanismo de interação para o desenvolvimento da expressão criadora. Objetiva-se investigar até que ponto esse recurso pode funcionar como dispositivo facilitador no processo de ensino- aprendizagem e na inserção sociopolítica e cultural, bem como na construção da criticidade do discente na língua portuguesa. Entendemos que o professor de língua portuguesa não deve restringir sua prática pedagógica ao simples ato de ensinar a ler e escrever, mas também contribuir para o desenvolvimento das múltiplas linguagens, inclusive no contexto informacional e tecnológico em que o educando está inserido. A metodologia a ser adotada parte de uma pesquisa bibliográfica com vistas a problematizar questões relativas ao estabelecimento de conexões entre mídia e aprendizagem, analisando o papel do professor na atual conjuntura de interação midiática nos espaços extra e intra escolares. Espera-se que o estudo possa contribuir para a troca de experiências entre os profissionais que estão atuando na área de linguagem. Esse estudo que envolve o desenvolvimento das tecnologias e sua inserção no ambiente escolar, é uma realidade e uma necessidade que deve ser observada pelos educadores comprometidos com o processo de ensino aprendizagem dos educandos. A rede social, de uma forma geral, tem desempenhando papel fundamental no contexto das informações que nos rodeiam, não estando desvinculada da função social da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA, FACEBOOK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8109_09082016155436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CRISTIMAR BESSA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "CRISTIMAR BESSA" "autor_email" => "cristimarbessa@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }