Este artigo investigou a baixa frequência nas aulas de educação física na educação básica e os fatores desencadeantes desse fenômeno. Os autores que embasaram este estudo foram Darido (2007), Betti (2006) e Vago (2009). O principal objetivo foi identificar as causas que levam os alunos do ensino médio a não participarem das aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo que se utilizou de um questionário aplicado a 60 alunos de uma escola pública municipal de Fortaleza/CE com baixa participação nas aulas de Educação Física no período de abril a junho de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas de educação física são desinteressantes e ultrapassadas com poucas explicações teóricas, caracterizando-se cada vez mais como uma mera atividade motora. Segundo achados da pesquisa os fatores que influenciaram o desinteresse discente foram: a) carência de profissionais qualificados na área de educação física, b) falta de materiais esportivos, e c) estrutura inadequada para a realização de aulas práticas como quadra poliesportiva e consequentemente a desmotivação docente frente a este cenário. Concluiu-se que o desinteresse nas aulas de educação física na escola investigada ocorre devido a falta de estrutura física e/ou material alem da baixa qualificação dos docentes da área. Sugere-se a partir deste estudo cursos de aperfeiçoamento para os docentes; bem como investimentos financeiros em estrutura e material esportivo para um melhor aproveitamento das aulas de Educação Física.