COSTA, Klébia Ribeiro Da. Estágio supervisionado: formação docente em debate. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20985>. Acesso em: 22/12/2024 23:03
O Estágio Supervisionado se constitui como uma exigência para a obtenção do título dos cursos de licenciatura e tem como objetivo aproximar o discente do curso de graduação do universo da escola e das suas demandas. Como docente do curso de Pedagogia e ministrante das disciplinas de estágio, temos acompanhado as expectativas criadas pelos discentes e as atividades realizadas por eles no ingresso e execução dos estágios. Além disso, fazemos a apreciação dos relatos orais e dos relatórios escritos produzidos como requisito obrigatório dessas disciplinas. Nesse sentido, analisaremos as impressões de três estagiários, registradas nos relatórios de estágio, no intuito de atribuir sentido aos seus dizeres: expectativas, impressões, aprendizados e frustrações. Em termos teóricos a discussão está fundamentada na concepção de formação docente como processo permanente e continuado (ANTUNES, 2003; OLIVEIRA, 2006; TARDIF, 2011, FREIRE, 1996) e do Estágio Supervisionado como espaço de aprendizagens (PIMENTA; LIMA, 2004, KENSKI, 1991, KULCSAR (1991)). Metodologicamente, segue a abordagem de pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994), com traços de vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). As primeiras análises nos permitem dizer que o estágio supervisionado precisa ser repensado pelas políticas de educação enquanto espaço de aprendizagens e de formação docente.