O presente artigo tem como temática a ludicidade na aprendizagem da educação infantil. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta psicopedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados em analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação da criança na prática pedagógica do professor. De forma mais específica verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta psicopedagógica. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que os jogos, brinquedos e as brincadeiras na sala de aula podem ser considerados como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando os jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada.