O ensino superior apresenta desafios cotidianos que exige dos professores e alunos uma postura de colaboração na prática educacional. Os materiais didáticos são ferramentas importantes para os processos de ensino e de aprendizagem, além de educadores e discentes abertos à curiosidade, ao aprendizado ativo e a troca de experiências. No ensino de graduação a prática da docência permite questionamentos a respeito das metodologias a serem utilizadas para otimizar o processo ensino-aprendizagem. A prática diária evidencia a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e consequentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos. Os métodos de aprendizagem ativa surgem da pedagogia crítica e a inserção destas metodologias em cursos de graduação traz uma proposta pedagógica que direciona os docentes e discentes à construção do próprio conhecimento para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e dinâmico. Portanto é importante a utilização de ferramentas estratégicas, como aulas práticas e jogos educativos que tornem o ensino mais interessante e mais próximo deles, impedindo a difusão de conceitos equivocados. Este estudo objetiva descrever a elaboração e a utilização de um jogo em modelo dominó abordando radiologia pulmonar a discentes de Fisioterapia inseridos na disciplina de Estágio Hospitalar. Trata-se de estudo exploratório e transversal com abordagem quantitativa/qualitativa, desenvolvido em instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza Ceará nordeste do Brasil. Inicialmente deu-se a criação do jogo de dominó: Dominando Pulmão. Posteriormente, este foi aplicado e finalizado com a investigação das impressões dos discentes a partir de um instrumento de avaliação de jogos educativos. Os dados qualitativos captados pelo instrumento foram analisados através da técnica interpretativa objetiva simples e os dados quantitativos apresentados através de tabelas. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) n. 520782. Nos resultados, 100% da amostra referiu que o jogo facilitou a aprendizagem e 88,9% relatou que a experiência foi significativa para incentivo ao ensino/aprendizagem da temática abordada. Nas análises das perguntas abertas abordou-se os pontos positivos e negativos do uso do jogo educativo, enfatiza-se que o ponto negativo apontado foi relacionado a estrutura do jogo. Através deste estudo pôde-se identificar características mais positivas do que negativas sobre a construção e a utilização do jogo Dominando Pulmão para o ensino superior em Fisioterapia.