Resumo: Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação – Latu Senso que apresenta um estudo de caso em Educação Musical, tendo como base a utilização dos desenhos animados como introdução à apreciação da música erudita. O estudo de caso de caráter qualitativo foi realizado na Escola Nossa Senhora da Conceição, de rede privada de ensino, localizada no município de Extremoz/RN, com professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo do trabalho foi investigar que, ao assistir desenhos animados musicais, é possível reconhecer as músicas que ouviram anteriormente por meio da percepção musical, bem como utilizar essa atividade como ferramenta para ensinar música na escola. Direcionadas por uma entrevista semiestruturada, as professoras assistiram alguns fragmentos de desenhos animados, respondendo algumas perguntas na medida em que a atividade proposta era executada. Após análise dos dados, verificou-se a eficácia de todo o processo e os benefícios do uso de desenhos animados como objeto de aprendizagem na Educação Musical, principalmente na introdução à percepção musical. Constatamos por meio do estudo de caso com as professoras que os desenhos animados contribuem como instrumentos da aprendizagem musical, permitindo que a percepção, apreciação e outros elementos musicais sejam explorados e trabalhados em sala de aula. Entendemos que com a exposição dos desenhos animados, houve um interesse pelo conhecimento musical partindo das professoras. Identificamos, também, alguns conteúdos musicais como: ritmo, andamento, melodia e harmonia. Da mesma forma, houve uma facilitação através das atividades com os desenhos animados com a memorização de trechos das músicas que foram identificadas depois. Sendo assim, acreditamos que esse estudo poderá servir como contribuição para que a música erudita, através dos desenhos animados, possa fazer parte também do repertório dos alunos na escola, por meio dos professores que viabilizam o conhecimento, utilizando a música não somente como entretenimento, mas como contribuição para um ensino adequado e com sentido para os alunos, principalmente na formação humana e cidadã do indivíduo.