Com a perspectiva em atender a um dos eixos temático, apresento este trabalho, um artigo bibliográfico que tem como tema, " Ciências: Valores para uma educação humanista" com a contribuição em trazer uma discussão a respeito da educação diante o ensino dessa disciplina que até então se encontra desvinculada do compromisso ético e moral para a formação do cidadão. Diante disso o presente trabalho buscou conhecer a realidade do ensino da disciplina de Ciências e discutir como essa área vem se desenvolvendo no âmbito do ensino fundamental. Há contribuição para educação básica quando existe o compromisso ético na formação para a cidadania efetiva. Dessa forma, essa pesquisa bibliográfica teve seu foco na importância das contribuições sociais da disciplina de Ciências, bem como em seus limites teóricos e metodológicos na atualidade acerca de valores relacionados à ética, moral e cidadania no ensino desse componente curricular. Especificamente, a pesquisa tentou identificar as mudanças necessárias na prática pedagógica de Ciências, a fim de que a mesma possa ir além da mera transmissão de conhecimentos formais e configurar um relevante contributo para a transformação social, tendo como possíveis reflexos a multiplicação do conhecimento a respeito da realidade das escolas brasileiras e a localização de alternativas pedagógicas para a educação humanista.