O artigo tem por objetivo evidenciar o potencial educativo da Placa Raspberry PI como ferramenta mediadora para o processo de ensino aprendizagem de informática. A placa Raspberry PI é um computador simples e de baixo custo, com o tamanho próximo a um cartão de crédito. É compatível com os periféricos de uso popular (mouse; teclado; cartão SD; cabo HDMI; fonte de alimentação e monitor). Criado com o intuito de ser um produto acessível e útil à educação, vem se tornando uma importante ferramenta mediadora no processo de ensinar e aprender informática. O princípio do trabalho se volta para as contribuições que o uso da tecnologia no ambiente escolar pode favorecer para uma aprendizagem em contextos reais e significativos. Fundamenta-se nas teorias psicológicas da educação de Vygotsky; Piaget e Ausubel. Metodologicamente foi direcionada uma proposta de ensino por meio de uma atividade que desafiava estudantes do segundo período da Licenciatura em Informática a montarem um computador, a partir da placa. Nos resultados, foram analisados os processos de mediação estabelecidos no desenrolar da tarefa, seja entre os estudantes-estudantes e estudantes-pesquisador, a fim de que a atividade fosse realizada. Observou-se, ainda as potencialidades para o processo de ensinar e aprender informática a partir do uso da placa. Um computador pode ser aplicado de diversas maneiras, com intuito de desempenhar diferentes funções e que pode contribuir de forma significativa para a transformação da prática pedagógica do professor. Trata-se de interessante estudo, pois evidencia a importância da mediação entre os sujeitos e a ferramenta tecnológica.