AVOGADRO: UM RECURSO DIGITAL PARA A APRENDIZAGEM DE MODELOS MOLECULARES E LIGAÇÕES QUÍMICAS
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Pretendemos também contribuir com os estudos já realizados em torno dos softwares educativos e sua relação com o processo de aprendizagem, discutindo a importância de sua utilização como prática pedagógica no ensino de química. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e foi desenvolvida em uma escola da cidade de São Bento, no estado da Paraíba, com alunos do 3º ano do ensino médio. O presente estudo de caso revela que o software educativo Avogadro pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para o ensino de química, uma vez que funciona como fator de motivação facilitando a compreensão de conceitos químicos. Os dados coletados comprovam que o software educativo abordado constitui-se de um recurso pedagógico com grande potencial para o processo de ensino-aprendizagem, pois auxilia na construção do conhecimento químico, trabalhando a percepção espacial e a criatividade, aguçando o raciocínio lógico e envolvendo o aluno em uma experiência de aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS, SOFTWARE AVOGADRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4873_15082016172401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA S. 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