EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLINDA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20868 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 8866 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLINDA" "resumo" => """ Principalmente a partir de 2013, após a criação da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) – cujo organograma contempla o setor de Educação para o Trânsito – passou a existir por parte das autoridades municipais o entendimento de que só através da educação é que problemas nas áreas da saúde, segurança e comportamento no trânsito poderiam ser minimizados e/ou solucionados. Não obstante, a educação para o trânsito nunca esteve, de fato, inserida no currículo escolar. Sobretudo porque, na maioria das vezes, são agentes de trânsito que costumam orientar os estudantes em campanhas pontuais.\r\n \r\n É importante afirmar que muitos estudiosos da área e o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) orientam sobre a existência de inúmeras possibilidades de se abordar a temática do trânsito no âmbito escolar e que isso deve ser feito, primordialmente, por docentes dentro da educação básica. Deste modo, sentimos a necessidade de superar os desafios de atrelar as temáticas do trânsito ao currículo, através do processo de ensino-aprendizagem. Para isto, estamos em fase de desenvolvimento de um projeto-piloto na rede pública municipal de educação de Olinda-PE, intitulado Professor Amigo do Trânsito, em parceria com o DETRAN/PE.\r\n \r\n Através de intervenções pedagógicas (oficinas, aulas e palestras), realizamos um trabalho com algumas escolas e, por julgarmos significativo, resolvemos socializá-lo e provocar algumas reflexões a partir deste trabalho. Acreditamos que, assim, estaremos contribuindo para o enriquecimento do ensino e da aprendizagem, bem como para a possibilidade de se mostrar que é possível fazer um trabalho significativo desta natureza no ambiente escolar.\r\n \r\n Durante a execução do projeto, pudemos constatar o alcance de nosso principal objetivo, que é introduzir a temática do trânsito no currículo escolar, através do diálogo com os conteúdos programáticos das disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental. Além dele, e como consequência do mesmo, conseguimos proporcionar a aquisição de valores e manifestações de comportamento, por parte dos estudantes, que contribuem para o bom exercício da cidadania e para o respeito à vida. Para isso, um dos primeiros passos foi a realização de ações pedagógicas profícuas, de modo a promover uma educação para o trânsito no cotidiano da escola e, mais especificamente, da sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, ENSINO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID8866_03082016134742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PEREIRA DE ASSIS FILHO" "autor_nome_curto" => "ASSIS FILHO" "autor_email" => "assis.filho25@yahoo.com.b" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20868 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 8866 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLINDA" "resumo" => """ Principalmente a partir de 2013, após a criação da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) – cujo organograma contempla o setor de Educação para o Trânsito – passou a existir por parte das autoridades municipais o entendimento de que só através da educação é que problemas nas áreas da saúde, segurança e comportamento no trânsito poderiam ser minimizados e/ou solucionados. Não obstante, a educação para o trânsito nunca esteve, de fato, inserida no currículo escolar. Sobretudo porque, na maioria das vezes, são agentes de trânsito que costumam orientar os estudantes em campanhas pontuais.\r\n \r\n É importante afirmar que muitos estudiosos da área e o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) orientam sobre a existência de inúmeras possibilidades de se abordar a temática do trânsito no âmbito escolar e que isso deve ser feito, primordialmente, por docentes dentro da educação básica. Deste modo, sentimos a necessidade de superar os desafios de atrelar as temáticas do trânsito ao currículo, através do processo de ensino-aprendizagem. Para isto, estamos em fase de desenvolvimento de um projeto-piloto na rede pública municipal de educação de Olinda-PE, intitulado Professor Amigo do Trânsito, em parceria com o DETRAN/PE.\r\n \r\n Através de intervenções pedagógicas (oficinas, aulas e palestras), realizamos um trabalho com algumas escolas e, por julgarmos significativo, resolvemos socializá-lo e provocar algumas reflexões a partir deste trabalho. Acreditamos que, assim, estaremos contribuindo para o enriquecimento do ensino e da aprendizagem, bem como para a possibilidade de se mostrar que é possível fazer um trabalho significativo desta natureza no ambiente escolar.\r\n \r\n Durante a execução do projeto, pudemos constatar o alcance de nosso principal objetivo, que é introduzir a temática do trânsito no currículo escolar, através do diálogo com os conteúdos programáticos das disciplinas dos anos iniciais do ensino fundamental. Além dele, e como consequência do mesmo, conseguimos proporcionar a aquisição de valores e manifestações de comportamento, por parte dos estudantes, que contribuem para o bom exercício da cidadania e para o respeito à vida. Para isso, um dos primeiros passos foi a realização de ações pedagógicas profícuas, de modo a promover uma educação para o trânsito no cotidiano da escola e, mais especificamente, da sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, ENSINO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID8866_03082016134742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PEREIRA DE ASSIS FILHO" "autor_nome_curto" => "ASSIS FILHO" "autor_email" => "assis.filho25@yahoo.com.b" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }