A Educação Ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o Livro Didático (LD) se apresenta como uma fonte de informações importante utilizada por professores e estudantes. O presente trabalho teve por objetivo analisar os livros didáticos (LD) de Química selecionados pelo programa Nacional do Livro didático (PNLD 2012 à 2017) da rede Pública do Estado de Pernambuco da cidade de Caruaru, em relação a abordagem transversal do tema Educação Ambiental nesta disciplina. Foram analisados LD de Química do último ano do ensino médio, tendo como parâmetro a lei de Educação Ambiental nº 9.795, de 27 de abril de 1999. A análise foi realizada nos livros considerando aspectos relevantes para o desenvolvimento de atividades que estão de acordo com a lei da Educação Ambiental. Foi verificado se os autores trazem a questão da educação ambiental, como os conteúdos são trabalhados, se são abordado de forma satisfatória e se estão relacionados com a Química. Constatou-se que os Livros Didáticos (LD) apresentam conteúdos de Educação Ambiental. A análise revelou que os autores não fazem uma correlação direta entre os conteúdos de Educação Ambiental e os de Química, além de não contextualizarem os conteúdos. Fica claro então, a necessidade de uma reformulação dos livros didáticos, de modo que passem a atender de modo satisfatório a Lei da Educação Ambiental.