Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, DISPOSITIVOS MÓVEIS Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21444
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 5399
    "titulo" => "NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Várias instâncias da sociedade vêm sofrendo transformações diretamente relacionadas à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusive a educação. É notório que a informatização estabelece um novo regime das representações de conhecimentos e mudanças vêm ocorrendo. Imersa no ciberespaço, a sociedade muda, e a escola precisa acompanhar este processo, reaprender a ser uma organização realmente significativa e inovadora. Com a chegada das novas tecnologias a escola deixou de ser a única detentora do saber, com isso é preciso pensar novas possibilidades de proporcionar a construção do conhecimento com o auxílio dos meios digitais, fazendo com que essas possibilidades se ampliem e se aproximem da realidade do aluno. A ação docente pode usar estes recursos e serviços a seu favor, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais integrado e principalmente, inovador. Organizar esse processo pode não ser tarefa simples, há muitos desafios envolvidos, desde falta de estrutura física, pouco ou nenhum conhecimento acerca da utilização das tecnologias e ainda questões de rejeição por parte de professores que não são abertos a essas novas discussões. Para tanto, este trabalho apostou na criação de uma estratégia pedagógica fundamentada no uso de tecnologias digitais, através do uso de dispositivos móveis, neste caso o celular. Uma vez que o mesmo está presente no cotidiano do aluno, é preciso que se formulem estratégias para inseri-lo nas aulas tornando-as assim mais próximas da realidade dos estudantes e consequentemente despertando seu interesse. Sendo assim, pretendemos apontar contribuições do celular como ferramenta de apoio pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, DISPOSITIVOS MÓVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5399_16082016134934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH DOMICIANO PAES"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH PAES"
    "autor_email" => "profbethpaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21444
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 5399
    "titulo" => "NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Várias instâncias da sociedade vêm sofrendo transformações diretamente relacionadas à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusive a educação. É notório que a informatização estabelece um novo regime das representações de conhecimentos e mudanças vêm ocorrendo. Imersa no ciberespaço, a sociedade muda, e a escola precisa acompanhar este processo, reaprender a ser uma organização realmente significativa e inovadora. Com a chegada das novas tecnologias a escola deixou de ser a única detentora do saber, com isso é preciso pensar novas possibilidades de proporcionar a construção do conhecimento com o auxílio dos meios digitais, fazendo com que essas possibilidades se ampliem e se aproximem da realidade do aluno. A ação docente pode usar estes recursos e serviços a seu favor, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais integrado e principalmente, inovador. Organizar esse processo pode não ser tarefa simples, há muitos desafios envolvidos, desde falta de estrutura física, pouco ou nenhum conhecimento acerca da utilização das tecnologias e ainda questões de rejeição por parte de professores que não são abertos a essas novas discussões. Para tanto, este trabalho apostou na criação de uma estratégia pedagógica fundamentada no uso de tecnologias digitais, através do uso de dispositivos móveis, neste caso o celular. Uma vez que o mesmo está presente no cotidiano do aluno, é preciso que se formulem estratégias para inseri-lo nas aulas tornando-as assim mais próximas da realidade dos estudantes e consequentemente despertando seu interesse. Sendo assim, pretendemos apontar contribuições do celular como ferramenta de apoio pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, DISPOSITIVOS MÓVEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5399_16082016134934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH DOMICIANO PAES"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH PAES"
    "autor_email" => "profbethpaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Várias instâncias da sociedade vêm sofrendo transformações diretamente relacionadas à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusive a educação. É notório que a informatização estabelece um novo regime das representações de conhecimentos e mudanças vêm ocorrendo. Imersa no ciberespaço, a sociedade muda, e a escola precisa acompanhar este processo, reaprender a ser uma organização realmente significativa e inovadora. Com a chegada das novas tecnologias a escola deixou de ser a única detentora do saber, com isso é preciso pensar novas possibilidades de proporcionar a construção do conhecimento com o auxílio dos meios digitais, fazendo com que essas possibilidades se ampliem e se aproximem da realidade do aluno. A ação docente pode usar estes recursos e serviços a seu favor, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais integrado e principalmente, inovador. Organizar esse processo pode não ser tarefa simples, há muitos desafios envolvidos, desde falta de estrutura física, pouco ou nenhum conhecimento acerca da utilização das tecnologias e ainda questões de rejeição por parte de professores que não são abertos a essas novas discussões. Para tanto, este trabalho apostou na criação de uma estratégia pedagógica fundamentada no uso de tecnologias digitais, através do uso de dispositivos móveis, neste caso o celular. Uma vez que o mesmo está presente no cotidiano do aluno, é preciso que se formulem estratégias para inseri-lo nas aulas tornando-as assim mais próximas da realidade dos estudantes e consequentemente despertando seu interesse. Sendo assim, pretendemos apontar contribuições do celular como ferramenta de apoio pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.