NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21444 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2290 "inscrito_id" => 5399 "titulo" => "NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Várias instâncias da sociedade vêm sofrendo transformações diretamente relacionadas à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusive a educação. É notório que a informatização estabelece um novo regime das representações de conhecimentos e mudanças vêm ocorrendo. Imersa no ciberespaço, a sociedade muda, e a escola precisa acompanhar este processo, reaprender a ser uma organização realmente significativa e inovadora. Com a chegada das novas tecnologias a escola deixou de ser a única detentora do saber, com isso é preciso pensar novas possibilidades de proporcionar a construção do conhecimento com o auxílio dos meios digitais, fazendo com que essas possibilidades se ampliem e se aproximem da realidade do aluno. A ação docente pode usar estes recursos e serviços a seu favor, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais integrado e principalmente, inovador. Organizar esse processo pode não ser tarefa simples, há muitos desafios envolvidos, desde falta de estrutura física, pouco ou nenhum conhecimento acerca da utilização das tecnologias e ainda questões de rejeição por parte de professores que não são abertos a essas novas discussões. Para tanto, este trabalho apostou na criação de uma estratégia pedagógica fundamentada no uso de tecnologias digitais, através do uso de dispositivos móveis, neste caso o celular. Uma vez que o mesmo está presente no cotidiano do aluno, é preciso que se formulem estratégias para inseri-lo nas aulas tornando-as assim mais próximas da realidade dos estudantes e consequentemente despertando seu interesse. Sendo assim, pretendemos apontar contribuições do celular como ferramenta de apoio pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5399_16082016134934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DOMICIANO PAES" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH PAES" "autor_email" => "profbethpaes@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21444 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2290 "inscrito_id" => 5399 "titulo" => "NÃO DESLIGUE O CELULAR: DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Várias instâncias da sociedade vêm sofrendo transformações diretamente relacionadas à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusive a educação. É notório que a informatização estabelece um novo regime das representações de conhecimentos e mudanças vêm ocorrendo. Imersa no ciberespaço, a sociedade muda, e a escola precisa acompanhar este processo, reaprender a ser uma organização realmente significativa e inovadora. Com a chegada das novas tecnologias a escola deixou de ser a única detentora do saber, com isso é preciso pensar novas possibilidades de proporcionar a construção do conhecimento com o auxílio dos meios digitais, fazendo com que essas possibilidades se ampliem e se aproximem da realidade do aluno. A ação docente pode usar estes recursos e serviços a seu favor, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais integrado e principalmente, inovador. Organizar esse processo pode não ser tarefa simples, há muitos desafios envolvidos, desde falta de estrutura física, pouco ou nenhum conhecimento acerca da utilização das tecnologias e ainda questões de rejeição por parte de professores que não são abertos a essas novas discussões. Para tanto, este trabalho apostou na criação de uma estratégia pedagógica fundamentada no uso de tecnologias digitais, através do uso de dispositivos móveis, neste caso o celular. Uma vez que o mesmo está presente no cotidiano do aluno, é preciso que se formulem estratégias para inseri-lo nas aulas tornando-as assim mais próximas da realidade dos estudantes e consequentemente despertando seu interesse. Sendo assim, pretendemos apontar contribuições do celular como ferramenta de apoio pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, CIBERESPAÇO, DISPOSITIVOS MÓVEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5399_16082016134934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH DOMICIANO PAES" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH PAES" "autor_email" => "profbethpaes@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }