A Educação à Distância é um modelo de ensino repleto de potencialidades e desafios que envolvem recursos estruturais e também recursos humanos, desenhando novas práticas ao longo do processo de aprendizagem. Sabendo da expansão de instituições de EAD que tem ocorrido Brasi, o objetivo do trabalho foi verificar as interlocuções existentes entre a modalidade de Ensino à Distância e a Psicologia Educacional, entre suas potencialidades e desafios neste possível campo de atuação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, onde foram elencados 4 temas: caracterização dos alunos e professores de EAD; Contribuições e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem na EAD; Dificuldades e críticas ao ensino à distância e Educação à distância e Psicologia. Dialogando com outras teorias psicopedagógicas, conclui-se que a Psicologia pode contribuir como agente de mediação para pensar as práticas educativas, as interações que se materializam para além do campo virtual por meio de ferramentas de aprendizagem que envolvem os professores e alunos e também contribuir para organização didática dos conteúdos, fazendo-se relevante no processo de ensino-aprendizagem.