ARAUJO, Maria Catarina Ananias De. Educação e hermenêutica por nadja hermann. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20812>. Acesso em: 22/11/2024 08:29
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a educação e a hermenêutica estabelecida através das considerações realizadas pela pensadora contemporânea Ester Hermann. Na sua obra Hermenêutica e Educação esta importante autora, trabalha o conceito de hermenêutica tomando como referência as ideias de Martin Heidegger e Hans Georg Gadamer para demonstrar a importância de uma reflexão no campo educacional principalmente no que concerne a compreensão dos problemas vivenciados atualmente pelo sistema de ensino e também na busca de alternativas para o fazer educativo. Ao demonstrar a possiblidade de uma análise hermenêutica da Educação Ester Hernann amplia o horizonte acerca dos estudos em filosofia da educação e em pedagogia para nos situarmos sobre os limites e expectativas a respeito do campo educacional partindo de um novo víeis. De início a ligação entre hermenêutica e educação pode parecer estranha uma vez que ela se trata de uma forma de fazer filosofia incomum dentro do contexto da educação, no entanto a partir de uma leitura mais aprofundada é possível perceber os benefícios que uma reflexão de cunho hermenêutico pode trazer ao campo pedagógico. Esta convicção parte da própria autora que demonstra acreditar na contribuição da hermenêutica para compreender as questões relativas as humanidades e a cultura de modo geral. Deixando claro essa perspectiva, o presente estudo não tem como interesse central colocar a hermenêutica na forma como ela é mais conhecida como regras para leitura e interpretação de textos filosóficos, mas sim aplicá-la como área fundadora da compreensão humana em seus diversos aspectos.