O Brasil é um país formado com diferentes etnias e culturas. Há treze anos, foi criada a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, pois sabemos que o Brasil ainda é um país racista. Raramente lembramos - nos das pessoas negras como heróis, rainhas, mais sim de uma imagem com muito sofrimento e angustia, pois foi desta forma que muito de nós formos crescemos vivenciando essa prática. Ao fazer uma breve análise nos livros didático da disciplina de História, observamos que alguns ainda trazem consigo figuras de negros nos trocos ou mesmo acorrentados nas senzalas, desta maneira, repassam para os estudantes uma imagem negativa do povo negro, deixando de lado a história de vitórias e superações vivenciadas por eles no decorrer do tempo. Diante desse contexto, está pesquisa, que está em andamento, tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas norteadas pelas as narrativas e contos Afro-brasileiros e Africanos para a valorização da Cultura e História Afro-brasileira e Africana no 3º Ano do ensino fundamental. Baseamo-nos teoricamente em estudos sobre a prática educativa e a literatura infantil Afro-brasileira e Africana. Portanto, pretendemos apontar as interfaces das narrativas e contos Afro-brasileiro e Africano e verificar a valorização/desconhecimento das narrativas e contos Afro-brasileiros e Africanos na sala de aula do 3º Ano do ensino. Evidenciamos, a parti de uma oficina de leitura com a literatura infantil Afro-brasileira e Africana que os estudantes refletiram sobre sua identidade com sujeito singular. Porém, a literatura afro-brasileira torna-se muito importante para as crianças, pois destaca as relações sociais mostrando entre os entrelaçados de suas histórias a existência do eu e do outro.