A atratividade da carreira docente sempre foi alvo de muitas críticas e debates por aqueles preocupados com a qualidade da educação brasileira. Na atualidade por diversos motivos, inclusive de ordem capitalista e mercantilista esta temática ainda continua ganhando destaque e relevância nas discussões acadêmicas e governamentais sobre o tema, pois, para alguns a docência é uma carreira menor e a atratividade se dá temporariamente até que se alcance a profissão desejada. Para outros, diante da suposta impossibilidade acadêmica e financeira de adentrarem em uma profissão provavelmente mais promissora e reconhecida socialmente, sentem-se atraídos pela facilidade de ingresso em algum curso superior de licenciatura, bem como ao acesso de vagas de no mercado de trabalho. Investigar a atratividade da careira docente no Distrito Federal nos interessa diretamente pela ausência de estudos voltados especificamente sobre a realidade do magistério no Distrito Federal. Diante destes fatos este artigo visa desvelar a atratividade da carreira docente no Distrito federal (DF) para os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília/UNB. A metodologia empregada será de natureza qualitativa e os instrumentos escolhidos para a produção dos dados são questionários e análise de documentos, interpretados sob o prisma da Análise de Discurso Francesa. Os resultados deste estudo trarão contribuições para a valorização da carreira docente pública do Distrito Federal, ressaltando seus pontos positivos e trazendo ao debate as possíveis fragilidades para que assim, o professor vença a perspectiva do trabalho docente alienado, apoderando-se do perfil do intelectual orgânico tão almejado por Gramsci e pela luta de classe contra a hegemonia imperialista.