Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento.
Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória.