OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21870 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2143 "inscrito_id" => 2881 "titulo" => "OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL" "resumo" => """ Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento.\r\n \r\n Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID2881_15082016213852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21870 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2143 "inscrito_id" => 2881 "titulo" => "OUVINDO HISTÓRIAS, INTERPRETANDO MEMÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL" "resumo" => """ Esse artigo tem como objetivo principal descrever o projeto realizado sobre a aprendizagem dos gêneros textuais: entrevista e relato de memória, realizado de modo a favorecer a prática da oralidade e escrita do texto jornalístico e ao mesmo tempo o contato do aluno com a sua comunidade, mais especificamente com as pessoas da chamada terceira idade. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano A e B do ensino fundamental turno manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes, estado da Paraíba. Foi produzido no mês de junho de 2015 e executado entre os meses de julho a outubro de 2015. O projeto contou com a participação efetiva de 16 alunos e envolveu diversas atividades, que foram realizadas em grupo , desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Os resultados alcançados com a implantação desse projeto foram satisfatórios para todos: alunos, professora orientadora, comunidade. Mesmo com todos os obstáculos encontrados pelo caminho, os alunos perceberam a importância do trabalho que realizaram, pois tiveram contato com assuntos que até então não eram discutidos por eles, apesar de fazer parte do seu universo e ao mesmo tempo sentiram na pele os problemas que afetam os idosos pertencentes a sua comunidade. Os alunos enriqueceram sua bagagem cultural, exerceram a oralidade, muitos perderam a timidez e passaram a discutir mais os textos, expondo suas opiniões, nesse sentido, produziram conhecimento.\r\n \r\n Palavras-Chave: Gêneros textuais, História e Memória. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, HISTÓRIA, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID2881_15082016213852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }