Um dos propósitos da Educação Ambiental (E.A.) é o trabalho transdisciplinar, pois os problemas ambientais são gritantes e refletem a falta de responsabilidade e compromisso que os cidadãos demonstram com o meio ambiente, o que não deve ficar restrito apenas ao trabalho da Biologia, uma vez que desta forma, o alcance é muito maior. Atualmente, um problema que preocupa muito os professores é o desinteresse, alunos que antes eram curiosos e participativos acabam por tornarem-se apáticos, desencadeando a falta de motivação e participação dos alunos no decorrer das aulas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG, campus de Cuité-PB), subprojeto Biologia da E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, compreendeu a necessidade de incentivar os alunos, proporcionando atividades que estimulem o interesse e sua participação no desenvolvimento da aprendizagem através de Gincanas Ecológicas. Esse trabalho objetivou o cumprimento de tarefas antecipadas e de conhecimento ecológico, que desperte o espírito competitivo e coletivo, através de provas que estimule a aquisição de conhecimentos, trabalho artístico, musical, solidário e de preservação ambiental e sustentabilidade com a participação da comunidade escolar e florestense, visto que a arrecadação de gêneros alimentícios e de higiene para o Canil Anjinhos da Floresta necessita da doação dos mesmos. A culminância aconteceu no pátio da escola nos turnos manhã e tarde e que contou com a participação de um público significativo, ou seja, mais de 500 pessoas. Esse trabalho através da realização de gincanas ecológicas contribuiu de forma positiva para dinamizar e envolver o aluno no desenvolvimento da educação ambiental, através do lúdico, estimulando ações de cidadania e despertando talentos.